Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Pinto da Costa já decidiu. Nuno é o sucessor de Peseiro

30 mai, 2016 - 20:57

Bola Branca sabe que o antigo guarda-redes do FC Porto já não escapa. Resta a oficialização do acordo com o ex-técnico do Valência.

A+ / A-

Nuno Espírito Santo é a escolha de Pinto da Costa para a sucessão de José Peseiro. Bola Branca está em condições de adiantar que o acordo entre o presidente do FC Porto e o técnico de 42 anos está selado e que o antigo guarda-redes dos azuis e brancos será oficialmente confirmado como novo treinador dos dragões nos próximos dias.

As negociações levadas a cabo nos últimos dias, sob condução directa do presidente portista, terão como consequência natural o anúncio de que o ex-treinador do Valência e do Rio Ave irá assumir o comando técnico do FC Porto.

O treinador, que nasceu em São Tomé e Príncipe e que é agenciado por Jorge Mendes, iniciará, assim que seja oficializada a contratação, o planeamento da nova temporada, com a definição de dispensas, alvos a contratar e a gestão dos jovens provenientes da equipa “B” e de outros emblemas aos quais foram emprestados.

O guarda-redes que se fez treinador

Como jogador, Nuno Espírito Santo destacou-se precisamente ao serviço do FC Porto, sagrando-se vencedor da Liga dos Campeões e da Taça UEFA (actual Liga Europa). O antigo guardião, que defendeu também as balizas de Vitória de Guimarães e Deportivo da Corunha, esteve seis épocas no FC Porto. A última época como jogador foi a de 2009/10. Nessa temporada, participou em cinco jogos pela equipa portista.

Nuno Espírito Santo iniciou-se na carreira técnica ainda em 2010, então como treinador de guarda-redes do Málaga, cargo que manteve na época seguinte na Grécia, no Panathinaikos, sempre ao lado de Jesualdo Ferreira. Representado pelo "superagente" Jorge Mendes, Nuno Espírito Santo assumiu pela primeira vez o cargo de treinador principal no Rio Ave, entre 2012 e 2014, num percurso que lhe permitiu levar o clube a uma final da Taça de Portugal e à Liga Europa.

O bom desempenho em Vila do Conde foi o balão de ensaio para a ida para o Valência, onde, no primeiro ano, levou a equipa ao quarto lugar. Já na segunda época na liga espanhola, não passou das primeiras jornadas, tendo rescindido contrato em Novembro de 2015.

Segue-se agora o FC Porto, depois da era José Peseiro, marcada por apenas 13 vitórias em 22 jogos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • F.BATISTA
    31 mai, 2016 gaia 12:10
    infelizmente de derrocada em derrocada até à desgraça final.LOPATEGUI.2.MESMO EMPRESÁRIO,NOVOS JOGADORES DE INTERESSE DO EMPRESÁRIO,TREINADOR SEM CARISMA ATÉ hÁ DERROTA FINAL.MIGUEL SOUSA TAVARES DOU-LHE OS PARABENS PELA SUA CORAGEM.E OS OUTROS ONDE ESTÃO?HOJE É UM DIA TRISTE PARA OS PORTISTAS,SALVO POUCAS EXCEPÇÕES.SÓ OS SEGUIDISTAS ESTARÃO A BATER PALMINHAS.SAUDAÇÕES DESPORTIVAS.
  • P. B. sócio 129 FCP
    31 mai, 2016 Vila Nova de Gaia 06:33
    É pena que se esteja já a "enterrar" á partida um homem que me parece HONESTO, CALMO E SERENO, PROVÁVEL MENTE CAPAZ DE COM TEMPO, FAZER ALGO, POIS QUE JÁ O PROVOU NO RIO-AVE QUE TEM COMPETÊNCIA..Vamos ter calma, pois que o Vilas Boas, o tal da cadeira de sonho, que nos traiu a todos com esse dito, não foi amigo do clube mas sim dos euros... A sua competência não nos valeu de nada. Não ganharia tanto é claro no Porto mas, se continuasse, o Clube teria mantido o NÍVEL que vinha há anos a ter, ganhava muito dinheiro que acabou por não ganhar , se assim fosse ele receberia ainda mais.. Isto só serve para os INIMIGOS DO PORTO (SLB'S E LEÕES) GOZAREM. Se sempre vier o Espírito Santo, que seja feliz e, sobretudo que aproveite a matéria-prima que o Porto tem, sobretudo a juventude.
  • Pesetero Lagarto
    31 mai, 2016 Lumiar 05:28
    Não vai aguentar a época.
  • armandino
    31 mai, 2016 setubal 02:14
    As parcerias Renascença/Bola Branca/Sic/CM etc.. e tal tem vindo a dar resultado, (o caso Roque no Rio da Bela Vista) foi "uma Bronca muito grande, será que esta vossa noticia não irá ser ? Eu sei, o Ruisinho diz, tudo correto, assim seja, BiBa ao Glorioso, vamos ao 46.
  • Fernando Atento
    31 mai, 2016 Lx 02:04
    Os nossos adversários estão cheios de medo e encomendam-se : um ao Jesus, outro ao Espírito Santo. Quanto à escolha do Pinto da Costa a escolha é clara : Poderá ou não ser competente ... é preciso é que odeie o Benfica ! Muito bem - desejo-lhes um lindo enterro.
  • rosinda
    31 mai, 2016 palmela 01:43
    se eu puder vou visitar!
  • rosinda
    31 mai, 2016 palmela 01:24
    se a limpesa e tao simples ainda vou comprar uns sapatos!
  • Costa Ferreira
    30 mai, 2016 Vale de Cambra 22:22
    Mais uma surpresa! Desde que Pinto da Costa se "assumiu como o dono do Futebol Clube do Porto", o que só foi possível com a conivência dos associados do clube quando permitiram a criação duma SAD para dirigir o seu futebol profissional, que os resultados desportivos deixaram de enriquecer financeiramente o clube. Este tornou-se maior em termos físicos mas a sua despesa administrativa tanto que a sua divida não pára de crescer perigosamente, apesar das vendas de atletas seus na ordem das centenas de milhões desde então. Os resultados desportivos têm vindo a decair drasticamente desde o ano em que André Vilas Boas deixou o clube em glória, a partir do qual Pinto da Costa jamais conseguiu contratar um técnico principal ao nível do estatuto europeu do Futebol Clube do Porto. A aposta tem sido em treinadores sem curriculum de campeões, pensando talvez que a sorte pode estar sempre consigo o que não aconteceu com alguns inexperientes que treinaram o clube ultimamente. Nuno Espírito Santo até pode ser um "tipo porreiro", com alma portista, mas a verdade é que Pinto da Costa bem poderia ter promovido Luís de Castro da sua equipa B para a equipa sénior do clube e certamente não escolheria pior. Pinto da Costa e companhia dão mesmo que pensar, são um "case study" que merece ser bem analisado como referencia de gestão negativa! Quem diria!
  • NL
    30 mai, 2016 Ermesinde 22:11
    Ao Nuno desejo as maiores felicidades. Sou sportinguista de gema desde o tempo em que meu pai, em 1952, jogou no Sporting Cluble de Lourenço Marques, o mesmo clube onde poucos anos depois jogou um menino chamado Eusébio da Silva Pereira. Belos tempos os da nossa juventude. Que eles voltem ...Por acaso até tenho um filho que, numa modalidade desportiva, é pentacampeão nacional pelo FCP e, nessa mesma modalidade, por duas vezes vice-campeão da Europa. Afinal....Viva o desporto. E já agora, vivam os adeptos Sportinguistas que contribuiram para dar tantas alegrias e atletas ao FCP e, principalmente, ao desporto de Portugal.
  • barsanulfo
    30 mai, 2016 alcains 22:06
    Faço uma declaração de interesse. Já era benfiquista antes de ter nascido.Quando a minha mãe me pariu na M A da Costa, já tinha cartão de sócio. Dito isto, escutei por acaso, com alguma atenção, no jornal das 20 h, na SIC, o insuspeito Miguel Sousa Tavares.Eu quero que o FÊQÊPÊ do sr. Pinto perca. Ele não. É tão, ou mais ferrenho do cube do final da A1, que eu do Benfica.Ele foi duro, sério, objectivo, honesto na análise que fez. Disse este que, é conhecida a existência no interior da SAD portista, de duas facções antagónicas, cujo objectivo principal é continuar com a agência de compra, venda e aluguer de jogadores, e encher os bolsos á custa do Clube.Ainda segundo este, o Sr. Pinto, fazendo uso da sua posição dominante ( mas isolado), terá decidido por Nuno E. Santo, cuja contratação não obedeceu a critérios de competência, que M. S. Tavares não lhe reconhece, mas apenas por que o filho do Sr Pinto, terá estado "atolado" no negócio e irá receber mais uma comissão, a qual, a comprovar-se irá fazer imensa -comichão- aos sócios,, e será mais um fracasso a somar aos anteriores do sr. Pinto. Ao que parece, mais preocupado com as comissões nos negócios do filho que no PCP. Disse! Força Glorioso, vem ai o 36.

Destaques V+