Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa

Merkel “reconhece o mérito dos portugueses” e não mostra “nenhuma preocupação” com Portugal

30 mai, 2016 - 16:44

Sobre a opinião da chefe do Governo alemão sobre a capitalização da Caixa Geral de Depósitos, o Presidente diz que é uma questão distinta e remete para as instituições europeias.

A+ / A-

O Presidente da República diz que “houve uma grande compreensão e abertura para entender a situação portuguesa e reconhecer o mérito dos portugueses” por parte da chanceler alemã, Angela Merkel, no final da conversa que manteve com a governante em Berlim esta segunda-feira.

“Da minha conversa com a chanceler, naquilo que se falou sobre a Europa, sobre o mundo e a colaboração entre Portugal e a Alemanha, houve uma compreensão e abertura para entender a situação portuguesa, reconhecer o mérito dos portugueses, e houve disponibilidade para reforçar parcerias entre Portugal e Alemanha”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República garantiu não ter visto “nenhum sinal de preocupação de Angela Merkel em relação a Portugal”.

Questionado sobre a opinião da chefe do Governo alemão sobre a capitalização da Caixa Geral de Depósitos, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que “são questões completamente diferentes”. “Aqui tratou-se do relacionamento entre dois países. Essa questão tem a ver com as instituições europeias. Não vejo razão para estar pessimista em relação a essa hipótese, nenhuma razão”, frisou.

“Vou satisfeito com o que senti e ouvi por parte da chanceler e acho que valeu muita a pena a visita e valeu a pena verificar que a chanceler acompanha bem o que se passa em Portugal. Não possa falar pelo governo alemão, mas correu muitíssimo bem esta conversa, melhor do que teria esperado”, concluiu.

“Saio daqui com noção de que há uma compreensão muito clara de tudo o que se passa em Portugal e ficou reforçada essa compreensão, tal como grande disponibilidade para colaboração e cumplicidade”, referiu ainda o chefe de Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pestana
    30 mai, 2016 Lisboa 22:35
    Se houver sanções a Portugal por parte da ue por não cumprimento do défice estamos automaticamente fora da moeda unica porque as sanções implicam a imposibilidade de se cumprir o défice e como não vamos andar em incumprimento e de sanção em sanção isto é tudo conversa de circunstância para o pessoal continuar adormecido e tal ai que tristeza.
  • Alberto
    30 mai, 2016 Funchal 22:21
    O Costa e "companhia" não dizem agora que Marcelo foi prestar vassalagem, pedir com chapéu, vergar-se, etc à Alemanha?? Oh Sr. César e Manuel Alegre...estão mortos ...ou...ficaram parvos?!!!
  • Luis
    30 mai, 2016 Lisboa 21:01
    Tudo graças à Ronalda do CDS que antes do Mercelo esteve com a Merkel. A Ronalda trata a Merkel tu cá tu lá como grandes amigas que são. O Marcelo foi ultrapassado pela Ronalda, Ainda vamos ver a Ronalda como guru da Merkel, O que vale é que o ridiculo não mata.
  • Rodrigues
    30 mai, 2016 Aveiro 18:35
    Almague, como sabe aquele que em tempos teve a ousadia de dizer não a estes nossos amigos (da onça) porque terá constatado que o que pretendiam era o domínio de tudo e não a ajuda desinteressada foi e é ainda por uma grande maioria odiado. Ele o disse e vemos agora que teria razão, "MAIS VALE SÓ QUE MAL ACOMPANHADOS PELO ESTAREMOS ORGULHOSAMENTE SÓS". Não, isto não é um desejo de que se volte atrás até porque ao tempo fui dos reclamaram e protestaram contra, apenas uma constatação, à distância, dos factos e realidades. Mas como sempre o que pensamos ponderamos e décimos hoje só saberemos os resultados positivos ou negativos mais tarde.
  • Pedro
    30 mai, 2016 Beja 18:27
    Eu quero que a dona merkel vá ter um menino. Sou cidadão dum país com 1000 anos! Quero que os alemães se amolem! Isto é UMA VERGONHA!
  • 30 mai, 2016 Alverca 18:23
    Vivemos da mentira, um dia a historia contada, e adem-nos dizer toda a verdade sobre quem fez a crise,
  • Rodrigues
    30 mai, 2016 Aveiro 18:23
    Afianl sempre é a Alemanha que manda na União Europeia. Os alemães não conseguiram o domínio pela foça das armas com as acções de Bismark e dos dirigentes às datas de 1913/14 e 1938/39 mas estão conseguindo agora pela força do dinheiro. Pois....
  • Boche
    30 mai, 2016 Berlim Leste 18:15
    Ó Marcelo, a Merkel ker é ke tu lho entales, só assim não haverá sanções a Portugal! O Schauble será o avaliador do teu desempenho!
  • Moniz
    30 mai, 2016 Madeira 18:03
    Bom será não esquecer que Portugal sofre o jugo alemão e da CE; para estes somos uma simples provincia. O fogo pátrio extinguiu-se no coração dos lusitanos. Não foi por acaso que foram eliminados dias feriados de muito significado nacional.......
  • almague
    30 mai, 2016 Lisboa 17:21
    O actual PR Marcelo Rebelo de Sousa também já foi ao beija-mão à sra Merkel. Odeio os nossos políticos subjugarem-se aos políticos mais fortes. Esta mulher deve ter mel. Já lá ia o PPC agora é o PR - MRS. Somos um país pequeno e pouco desenvolvido mas temos história, temos carácter , temos honra e nunca fomos submissos a outros países.

Destaques V+