Tempo
|
A+ / A-

Fabricante chinês de detergente pede desculpa por anúncio

30 mai, 2016 - 09:12

No vídeo, um homem negro é lavado com um detergente na máquina da roupa e sai branco, asiático. Foi considerado o anúncio mais racista de sempre.

A+ / A-

A marca chinesa de detergente para a roupa Qiaobi pediu desculpa pelo anúncio em que um homem de origem africana se transforma num asiático depois de entrar na máquina de lavagem.

“Pedimos as vossas desculpas pelo prejuízo que causámos aos africanos por causa da divulgação do anúncio e da sua amplificação pelos media”, declarou no sábado à noite o fabricante, em comunicado.

Durante 40 segundos, o anúncio televisivo mostra uma mulher prestes a pôr a máquina da roupa a lavar em casa, quando um trabalhador das obras, negro, se aproxima. Ela chama-o e atira-o para dentro da máquina depois de lhe colocar uma cápsula de detergente na boca. No fim do programa de lavagem, a mulher abre a máquina e lá de dentro sai um homem asiático.

“A mudança começa com Qiaobi”, remata a publicidade.

O vídeo tornou-se viral e os criadores foram acusados de promover o racismo e de insinuar que as pessoas negras são sujas. A empresa teve de se retractar. Além do pedido de desculpa, retirou os links do vídeo e apelou a que não fosse partilhado nas redes sociais.

O anúncio começou a ser exibido em Março, mas só nas últimas semanas a onda de indignação engrossou, sendo que nos últimos dias foi visto mais de 6,5 milhões de vezes no YouTube.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • nimrod
    30 mai, 2016 ninive 10:03
    A melhor performance é negra, porventura quererá a mulher chinesa um corpo do seu semelhante (chinês)?
  • Luís Cunha
    30 mai, 2016 Loulé 10:02
    E fosse uma fábrica de tintas a lançar uma tinta PRETA NOVA e enfiasse um branco na máquina e o branco saísse preto, também era racismo ??? Vão para o carrrrralho mais o racismo !!!! Se o preto me chamar branco, também posso acusa-lo de racista ??? Já se torna repugnante, ouvir falar em racismo ! Se a maioria dos brancos anseiam pelo verão ,pelo sol para se brozearem ao ponto de ficarem pretos, como é que podem ser racistas ??? O preto é que é INVEJOSO, pelo facto mesmo no inverno ir para a neve...consegue ficar branco !!! Branco, é a cal e preto é o carvão !!! Vão todos para o caralho mais a vossa filosofia !!!

Destaques V+