Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amianto em Oliveira do Hospital. Estudantes ameaçam fechar escolas em época de exames

30 mai, 2016 - 06:58

O aviso foi formalizado numa carta enviada ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação. Agrupamento exige mais informações.

A+ / A-

Veja também:


A presença de amianto no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital deixa os exames escolares em risco. A associação de estudantes ameaça fechar os estabelecimentos de ensino durante a época das provas.

Os alunos queixam-se do silêncio do Governo na definição de uma data para iniciar a remoção das placas de amianto. “A única coisa que sabemos é que vão ser removidas até ao final do ano de 2016. Não temos mais nenhuma informação. Foi pedida, mas não foi dada”, queixa-se Hugo Silva, da associação de estudantes.

“Queremos, da parte do Ministério, outro tipo de informações mais concretas e é por isso que fazemos esta ameaça”, acrescenta.

A ameaça está formalizada numa carta enviada ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação e define a próxima quarta-feira como data limite para obtenção de resposta.

Caso permaneça a indefinição, os alunos prometem encerrar os estabelecimentos de ensino durante os exames.

O amianto foi detectado na escola sede do agrupamento de Oliveira do Hospital. Hugo Silva lembra que o antigo ministro da Educação, Nuno Crato, afirmou, durante um debate parlamentar e em resposta a um deputado do CDS, que o estabelecimento de ensino estava “em primeiro lugar no distrito de Coimbra” para ser intervencionado.

A escola “foi parcialmente intervenccionada, mas foi só nos passadiços. A maioria do espaço escolar está coberto de amianto”, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Salazar
    30 mai, 2016 Portugal 09:06
    Por que estes meninos e respectivos paizinhos não vão pedir responsabilidades ao sr. Mário Alves e ao partido que o apoiou a quando da sua campanha às autárquicas e durante o seu mandato não reclamaram, será que na altura comiam todos da mesma travessa? Ou seria na mesma pia?
  • José F.K.Costa
    30 mai, 2016 Braga 08:33
    NÃO ENTENDO , quando se sabe que duas camadas de um bom verniz -a primeira bastante fina e a segunda normal - resolve para sempre o problema do amianto , NÃO ENTENDO porque não o fazem .
  • Rodrigues
    30 mai, 2016 Aveiro 07:29
    O AMIANTO???. Este componente é um excelente isolante térmico e acústico sendo por isso de importância fundamental para a promoção de economia energética no à manutenção da temperatura interior dos locais de uso diz respeito. Está provado que o que poderá provocar problemas de saúde são as partículas em suspensão no ar respirável quando e só quando por algum motivo se promove a sua desagregação. Por este facto bom seria que se informasse as populações várias para que estas passassem a exigir o conveniente revestimento do que hoje está com amianto prevenindo desta forma a desagregação e mantendo no máximo a sua eficaz acção de isolamento.

Destaques V+