Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banco Alimentar recolheu mais de 1.900 toneladas de produtos apesar da quebra de 8%

30 mai, 2016 - 06:43

Alimentos vão agora ser distribuídos por 2.360 instituições de solidariedade social, abrangendo mais de 436 mil pessoas.

A+ / A-

O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 1.921 toneladas de géneros alimentares durante o fim-de-semana, numa campanha que envolveu 2.015 superfícies comerciais de todo o país e mais de 40 mil voluntários.

A campanha “Sabe bem partilhar” deste ano conseguiu menos 8% dos alimentos recolhidos em Maio do ano passado, algo que a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome justifica com o menor fluxo de clientes das lojas “por ter sido um fim-de-semana de ponte”, devido ao feriado da passada quinta-feira.

Tendo em conta esta condicionante, Isabel Jonet considera os resultados da campanha muito positivos. “O Banco Alimentar está muito, muito grato, porque uma vez mais os portugueses manifestaram uma confiança renovada na iniciativa”, disse.

O volume de alimentos recolhidos foi também inferior ao da campanha de Novembro, quando foram doadas 2.270 toneladas.

Os alimentos vão agora ser distribuídos por 2.360 instituições de solidariedade social, abrangendo mais de 436 mil pessoas, segundo um comunicado da instituição.

A campanha prolonga-se até 5 de Junho através da modalidade “Ajuda Vale”, adaptada a estabelecimentos de menor dimensão, e no portal de doação online www.alimentestaideia.net.

O Banco Alimentar de Lisboa celebra este ano 25 anos de existência, coincidindo com o Ano contra o Desperdício Alimentar, proclamado pela Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    30 mai, 2016 18:39
    Afinal ainda se vive bem em Portugal!
  • Justo
    30 mai, 2016 Leiria 09:51
    Tenho opinião diferente da modalidade de pedir! Quem é que lucrou logo com estes donativos alimentares? Foram os hipermercados que venderam mais 1900 toneladas e mercadorias e dinheiro no bolso! deviam era solicitar aos fornecedores, intermediários ou próprios hipermercados, estes últimos que deitam para o lixo tantos alimentos! O povo em geral contribuição com dinheiro! Era também o caso do Continente, com a popocas e outros: compra-nos e dás!

Destaques V+