Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Indianapolis. Competição mítica celebra 100 anos

29 mai, 2016 - 13:51

Ao contrário o que é habitual na Europa, o vencedor festeja o resultado com uma garrafa de leite. E é apenas uma das características desta competição clássica.

A+ / A-

Este domingo é dia de Indianapolis nos Estados Unidos. Cumprem-se 100 edições de uma corrida lendária, que fica assim no primeiro lugar do pódio das competições clássicas a atingir um século de existência.

Quer as conhecidas 24 Horas de Le Mans quer o GP do Mónaco viram as sua edições interrompidas por causas como a Segunda Guerra Mundial, pelo que ainda estão a alguns anos a sua centésima edição.

As 500 milhas do estado de Indiana começam às 16h00 (hora de Lisboa) e a corrida é transmitida na Sport TV. Além dos carros, a competição conta com muita música.

AJ Foyt, Al Unser e Rick Mears, com quatro vitórias cada, são os recordistas de triunfos na competição.

No final, o vencedor ao contrário de outras corridas automóveis, não festeja com champanhe, mas com uma garrafa de leite. A tradição começou em 1933, promovida pelos produtores de leite locais e só foi quebrada em 1993 na vitória de Emerson Fittipaldi, que bebeu sumo de laranja e chocou a América. É que Emerson era, ele próprio, produtor de laranjas no Brasil.

Na Europa, este domingo é dia Grande Prémio do Mónaco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+