Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estivadores mantêm manifestação para dia 16. “Contra a precariedade"

28 mai, 2016 - 14:04

Primeiro-ministro diz que “o problema foi ultrapassado”, mas a manifestação organizada pelo Sindicato dos Estivadores não foi desconvocada.

A+ / A-

A greve foi suspensa, mas a manifestação de estivadores prevista para dia 16 mantém-se, mesmo depois do acordo alcançado com os operadores do Porto de Lisboa.

“Foi um bom acordo – um bom empate, digamos assim – que permite ir à segunda ronda e à terceira”, começa por dizer o presidente do Sindicato dos Estivadores à SIC.

“Temos uma manifestação no dia 16. Estamos a organizar essa manifestação, outros sectores da sociedade estão a alinhar connosco e queremos que seja uma jornada de luta contra a precariedade, que neste país tem de ser travada definitivamente”, justifica em seguida António Mariano.

O acordo conseguido na sexta-feira, após 15 horas de maratona negocial, prevê a assinatura, dentro de 15 dias, de um novo contrato colectivo de trabalho, com um prazo de vigência de seis anos e foi explicado aos trabalhadores, num plenário este sábado de manhã.

O documento prevê ainda o cancelamento do despedimento colectivo admitido pelos concessionários, face à greve prolongada.

À mesa das negociações esteve também ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. Já de madrugada, o primeiro-ministro, António Costa, reagiu ao acordo considerando que o problema no Porto de Lisboa tinha sido “ultrapassado”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • antonio
    28 mai, 2016 Portugal 20:00
    Primeiro ministro mente. tudo e a todos. Por isso, vamos ter de esperar para saber.
  • Tenham vergonha!
    28 mai, 2016 lx 14:21
    A forma como estes media colocam as noticias é vergonhosa! Então o problema da greve não foi ultrapassado? Não era isso que estava em causa? Manifestação, não é greve! Tenham respeito pelos portugueses e pelo país! Não queiram guerra, nem sangue! Jornalismo de cordel, sem rei nem roque!

Destaques V+