27 mai, 2016 - 17:43
Uma marca chinesa de detergente para máquinas de lavar roupa conseguiu a proeza de produzir o que alguns consideram ser o anúncio mais racista de sempre na televisão.
O anúncio de apenas 50 segundos mostra uma mulher chinesa, de calções e decote sugestivo a dirigir-se ao que parece ser uma lavandaria comum do prédio. A caminho, um homem negro – que, pelas marcas de tinta na cara e na roupa, deve trabalhar numa obra que decorre no edifício – segue-a com os olhos e assobia.
A mulher chinesa acena então para ele a seguir e, já junto à máquina, enfia-lhe uma pastilha de detergente na boca e coloca-o à força no tambor do aparelho, sentando-se de seguida em cima do mesmo para evitar que o trabalhador consiga sair.
Ouvem-se gritos e pancadas, mas o anúncio termina com a rapariga chinesa a abrir novamente a máquina de onde sai, já devidamente “lavado”, um homem chinês.
Os anúncios que mostravam africanos a serem “branqueados” por marcas de sabonete ou detergente já foram comuns, noutros meios e sobretudo noutros tempos, mas a verdade é que este anúncio chinês é inspirado noutro, muito mais recente, de uma marca italiana.
Há cerca de uma década a Coloreria Italiana, uma marca que produz detergente colorido, fez um anúncio em que um homem branco, escanzelado e de cuecas tenta seduzir a mulher, mas quando ela o coloca na máquina de lavar o que emerge é um africano musculado e claramente em grande forma física.
Comparando os dois anúncios percebe-se que o chinês utiliza não só o mesmo esquema como até a mesma música.
O anúncio causou alguns comentários quando foi para o ar na China, mas só quando chegou às atenções do resto do mundo é que a polémica estalou mesmo e se tornou viral.