Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Onze crimes que chocaram Portugal

27 mai, 2016 - 17:40

Um triplo homicídio, seguido de suicídio, agitou Montemor-o-Velho e o país. O crime juntou-se à lista dos principais crimes ocorridos em Portugal nos últimos 11 anos, dos quais resultaram três ou mais mortos.

A+ / A-

Um homem de 41 anos terá matado os pais e a avó com tiros de caçadeira, na quinta-feira, em Faíscas, freguesia de Arazede, Montemor-o-Velho, suicidando-se de seguida.

Os quatro corpos foram encontrados pela Guarda Nacional Republicana no interior da habitação onde a família residia, naquela localidade do distrito de Coimbra.

A Agência Lusa reuniu os principais crimes ocorridos em Portugal nos últimos 11 anos, dos quais resultaram três ou mais mortos:

2016:

26 de Maio: Montemor-o-Velho

O crime terá ocorrido cerca das 21h00 na casa onde o suspeito residia com os pais e uma avó em Faíscas, freguesia de Arazede, em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra. Os três corpos das vítimas mortais encontravam-se num pátio nas traseiras da habitação, enquanto o corpo do presumível autor foi encontrado pelas autoridades numa das divisões da habitação.


2015:

28 de Abril: Póvoa do Varzim

Um homem terá cometido quádruplo homicídio, num café, na localidade de Estela, com recurso a arma de fogo. Segundo a GNR, as vítimas são todas familiares do suspeito: os ex-sogros, com cerca de 70 anos, a ex-mulher, com 40 a 50 anos, e o enteado, de 23 anos.


2012:

8 de Fevereiro: Beja

Um homem de 59 anos confessou ter matado, com uma catana, a mulher, de 53 anos, a filha, de 28 anos, e a neta, de quatro anos, devido a dificuldades financeiras. Francisco Esperança disse às autoridades que cometeu o triplo homicídio na noite de 7 para 8 de Fevereiro, quando as vítimas dormiam e com recurso a uma catana, "por ser um instrumento silencioso". Suicidou-se dias depois no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

13 de Agosto: Sintra

Um homem matou, num elevador de um prédio em Queluz, duas mulheres, mãe e filha (cunhada e sobrinha do suspeito), de 70 e 34 anos, e um segurança, de 34 anos. As três vítimas morreram queimadas, depois de o homicida ter lançado álcool para o interior do elevador e ateado fogo. Francisco Ribeiro, de 58 anos, foi condenado a 25 anos de prisão.


2010:

18 de Dezembro: Aljustrel

Os corpos de três búlgaros, um casal e outro homem, oriundos da zona de Palmela, foram encontrados a 18 de Dezembro, junto a uma carrinha no Monte Valverde, um local ermo na freguesia de Rio de Moinhos. Hugo Serrano, à data dos factos com 29 anos, foi condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio, que se terá devido a divergências no negócio de cobre.

3 de Março: Lourinhã

Francisco Leitão, conhecido por “Rei Ghob”, foi condenado a 25 anos de prisão pela morte de duas raparigas, de 16 e 27 anos, e de um rapaz, de 22 anos. Joana Correia terá sido morta a 3 de Março de 2010, Tânia Ramos a 5 de Junho de 2008 e Ivo Delgado a 26 de Junho de 2008. Os corpos nunca foram encontrados.


2007:

16 de Julho: Montijo

Marido mata a mulher e duas filhas, na moradia onde viviam, na Rua Cidade de Coimbra, no Montijo, suicidando-se de seguida. O empresário Adelino Freire, de 46 anos, a mulher, de 44, e as duas filhas, uma de 11 e outra de 21 anos, foram encontrados mortos em casa. As autoridades dizem ter-se tratado de triplo homicídio seguido de suicídio.


2006:

Maio: Santa Comba Dão

António Luís Costa, antigo cabo da GNR, foi preso em 2006 e condenado em 2007 pela morte de três jovens raparigas, entre Maio de 2005 e Maio de 2006. O suspeito foi condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio.


2005:

21 de Janeiro: São João da Pesqueira

Um homem matou duas mulheres e um homem, devido a quezílias familiares. O triplo homicídio, seguido de suicídio, ocorreu em Sanxisto, no concelho de São João da Pesqueira.

Verão: Ilha Terceira, Açores

Um homem de 38 anos terá provocado a explosão de uma casa, na ilha Terceira, Açores, da qual resultou a morte de uma mulher, de 26 anos, e de duas menores de 4 anos e 8 meses. A Polícia Judiciária explicou que o autor do crime se sentiu rejeitado pela mulher e decidiu vingar-se, cortando a mangueira do gás que abastecia o fogão da residência.

2 de Novembro: Almada

Um homem mata com tiros de caçadeira a mulher, de 40 anos, e os pais desta, ambos com 71 anos, quando tentavam socorrer a filha. João Carvalho foi condenado a 25 anos de prisão pelo triplo homicídio ocorrido na Charneca da Caparica, concelho de Almada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+