Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Cardinal: Paulo Pereira Cristóvão condenado a quatro anos e meio

27 mai, 2016 - 15:39

Pereira Cristóvão, que enfrenta mais dois processos judiciais, foi também condenado ao pagamento de uma indemnização de 40 mil euros ao antigo árbitro assistente de futebol José Cardinal.

A+ / A-

O antigo vice-presidente presidente do Sporting Paulo Pereira Cristóvão foi condenado esta sexta-feira a quatro anos e seis meses de prisão, com pena suspensa e com regime de prova, no âmbito do "Caso Cardinal". À pena vão ser descontados os 15 meses já cumpridos em prisão efectiva.

Paulo Pereira Cristóvão, que enfrenta mais dois processos judiciais, foi também condenado ao pagamento de uma indemnização de 40 mil euros, por danos não patrimoniais, ao antigo árbitro assistente de futebol José Cardinal.

O também ex-inspector da Polícia Judiciária criou uma lista de árbitros, assistentes e observadores com o número de identificação fiscal, número de identificação bancária, rendimentos, titularidade de bens móveis e imóveis e identificação do cônjuge.

O antigo vice-presidente do Sporting entre Março de 2011 e Junho de 2012 foi ainda condenado ao pagamento de indemnizações de 500 euros a cada um dos 35 árbitros que se constituíram assistentes no processo, o que perfaz um total de 17.500 euros.
O tribunal considerou como provados dois crimes de peculato, um de acesso ilegítimo e um de denúncia caluniosa.
O Sporting Clube de Portugal foi absolvido de qualquer envolvimento na tentativa de suborno ao antigo árbitro.
O outro arguido no processo, Vítor Viegas, um colaborador próximo de Paulo Pereira Cristóvão, foi absolvido de todos os crimes que estava acusado.

A juíza encarregada do processo deliberou que a "prova é inequívoca". A juíza entendeu ainda que a culpa é particularmente grave porque Pereira Cristóvão era vice-presidente do Sporting à altura dos factos. Pereira Cristóvão fica também impedido de exercer a actividade de dirigente desportivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • agostinho v couto
    27 mai, 2016 usa 22:46
    Bom e agora so falta apertar o cerco ao clube do ,regime que por estes ultimos anos deve ter feito bem pior que os outros todos juntos ,,,aaahhh ja me esquecia ,,estes tais do regime estao ,,vacinados contra estas coisas e sao tao serios ,,como frauldas depois de usadas
  • Alberto Martins
    27 mai, 2016 Lisboa 18:18
    Caro Nuno. Nao e de corruoçao que se fala mas sim coaçao. Foi por coaçao que o Boavista desceu.
  • 27 mai, 2016 17:38
    Nuno, parece é que tu não sabes ler a notícia diz "Vice Presidente do SCP" Estão à espera do quê, de algum comunicado via facebook, ou Inácio dizer que não foi bem assim que foi do outro lado da Avenida que lhe mandaram pôr lá o dinheiro.
  • Carlos Costa
    27 mai, 2016 Santarem 17:34
    Então e o clube mandante fica impune?????? Quem lhe mandou fazer os vários "serviços" fica impune!!!!! Convem lembrar que,o ora acusado,foi apenas o mensageiro.Acontece que,reza a história que,matar o mensageiro,não a solução para o problema!!!!
  • JOCO
    27 mai, 2016 MIRATEJO 17:18
    Este Fulano cheira-me a Parente do tal de Ribeiro Cristovão o PALADINO do dito comentador desportivo , será ?
  • Nuno
    27 mai, 2016 Entroncamento 16:48
    Parece que alguns comentadores não leram a parte : "O Sporting Clube de Portugal foi absolvido de qualquer envolvimento na tentativa de suborno ao antigo árbitro.". Para além do mais não houve qualquer tentativa do SCP ser beneficiado... Para haver corrupção tem que haver benefício do interessado... O pagamento não foi para beneficiar ou tentar prejudicar nenhum dos clubes do jogo em causa...
  • GURU
    27 mai, 2016 lisboa 16:33
    Bom...isto foi feito ao serviço em quanto vice do Sporting...agora tem de se fazer justiça desportiva por coação e suborno de árbitros! Dá direito a ir parar ás distritais!
  • Alberto Martins
    27 mai, 2016 Lisboa 16:22
    "Caso Cardinal: Paulo Pereira Cristóvão condenado a quatro anos e meio." "A juíza entendeu ainda que a culpa é particularmente grave porque Pereira Cristóvão era vice-presidente do Sporting." Carlos Pereira presidente do Maritimo que há data do conhecimento publico destes factos se queixou á Liga/FPF, viu o processo ser arquivado á espera de dados novos que a justiça apurasse. Depois de provados na justiça os actos de coacção a árbitros pelo vice-presidente do sporting para benficiar o sporting, pelo que foi condenado a 4 anos de prisão, só resta a Carlos pereira pedir uma indemnização ao sporting e ao seu vice-presidente. As duas equipas que vão descer de divisão, nomeadamente a penultima têm legitimidade para pedir a descida do sporting há luz dos regulamentos abrindo um vaga. Relembrar que o Boavista desceu de divisão por coagir 1 árbitro. 2 pesos e duas medidas? A Liga/FPF deve ir ao processo pedir a extracção de uma certidão da condenação para analisar os fundamentos e se enquadrado nas sanções desportivas previstas, "a juíza encarregada do processo deliberou que a "prova é inequívoca" e "A juíza entendeu ainda que a culpa é particularmente grave porque Pereira Cristóvão era vice-presidente do Sporting." Bruno carvalho (e Rui Santos) o cavaleiro "branco" da luta pela verdade desportiva e a transparência de processos no futebol deve tomar a iniciativa de ser o primeiro a pedir a descida do sporting à 2ª Liga pala actuação do seu vice-presidente.
  • Ah pois é!
    27 mai, 2016 Lisboa 16:09
    Dado que foi comprovado que ele agiu ao serviço (em representação) e no interesse do seu clube, pergunto: E o scp foi condenado em quê? Ou o crime, no caso do clube, foi esquecido ou branqueado?
  • António Lopes
    27 mai, 2016 Leiria 16:08
    Agora, que venha a lagartada falar da Porta 18. Que grande VERGONHA.

Destaques V+