Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santana e Vitorino: Reportagem da Renascença na Grécia mostra a "felicidade" nas "pequenas proezas"

27 mai, 2016 - 15:25

Os comentadores do “Fora da Caixa” elogiam a grande reportagem da Renascença nos campos de refugiados da Grécia pela forma como retrata dimensões menos conhecidas da crise dos refugiados.

A+ / A-
Santana e Vitorino elogiam reportagem da Renascença na Grécia
Santana e Vitorino elogiam reportagem da Renascença na Grécia

A grande reportagem “Encalhados no Quintal da Europa”, que a Renascença publicou esta semana, mostra "como o ser humano, dependendo das suas circunstâncias, pode dar-se por feliz com pequenas proezas”. O comentário é de Pedro Santana Lopes no programa “Fora da Caixa”, evocando o testemunho dos que lutam por um pedido de asilo em solo grego.

Comentando a reportagem “magnífica" de Catarina Santos em campos de refugiados da Grécia, o antigo primeiro-ministro sublinha a falta de funcionários gregos para lidar com os milhares de pedidos de asilo, que obrigam as autoridades a usar a plataforma Skype para processar os requerimentos.

Sofisticação inesperada

António Vitorino, antigo comissário europeu com a pasta da imigração, considera que a reportagem sublinha a sofisticação tecnológica de muitos migrantes que chegam à Grécia.

"Todos os refugiados têm hoje um ‘smartphone’ com GPS, com acesso à internet. Todas essas movimentações são hoje muito mais sofisticadas e coordenadas entre si. A informação passa com uma enorme rapidez. As autoridades não estavam preparadas para a sofisticação de que eles dão provas”, constata o antigo ministro socialista, profundo conhecedor das questões das migrações no espaço europeu.

Sublinhando que não está em causa "a natureza humanitária do problema e a necessidade de acorrer aos refugiados”, Vitorino apela a um olhar para lá das dificuldades evidentes das famílias para alimentar as crianças na frágil situação em que chegam á Grécia, insistindo nas "formas de auto-organização muito mais sofisticadas” dos migrantes com o objectivo de tentar chegar ao "El Dorado do seu imaginário, que é a Alemanha".

O porquê do limbo

A reportagem conta como 50 mil pessoas estão bloqueadas na Grécia, sem rumo definido, por diversas razões.

António Vitorino sustenta que o problema diz respeito a uma discrepância de expectativas no número de chegadas.

“O número de refugiados que vêem os seus pedidos de asilo aceites pela Grécia é muito superior àquilo que a UE estava à espera. Então gera-se esse limbo de pessoas que estão na Grécia, que pediram asilo e que não viram o seu asilo formalmente reconhecido mas cujos processos foram abertos”, explica o antigo comissário europeu.

Para Vitorino, essas pessoas vão permanecer na Grécia uma vez que não podem ser reenviadas para a Turquia nos termos do acordo entre a UE e a Turquia. "Como as autoridades gregas foram mais ‘generosas' do que se esperava, essas pessoas estão nessa situação, a aguardar uma decisão”, complementa Vitorino.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+