Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o cardeal Loris Francesco Capovilla, antigo secretário de João XXIII

27 mai, 2016 - 14:00 • com Ecclesia

Com a morte do cardeal Loris Capovilla, o Colégio Cardinalício passa a ter 213 elementos, 114 eleitores e 99 não eleitores (com mais de 80 anos de idade).

A+ / A-

O cardeal italiano Loris Francesco Capovilla morreu na quinta-feira numa clínica de Bérgamo, anunciou a Rádio Vaticano.

O arcebispo nasceu em Outubro de 1915, em Pádua, norte da Itália, e foi secretário particular do Papa São João XXIII, eleito em 1958. Com mais de cem anos, era o mais velho dos cardeais vivos.

Em 1988, renunciou aos cargos que desempenhava e transferiu-se para Sotto il Monte, terra natal do Papa João XXII, onde passou a promover a memória e o conhecimento do pontífice e da sua obra.

O Papa Francisco criou-o cardeal em Fevereiro de 2014, mas dada a idade avançada, Loris Francesco Capovilla não participou no consistório que decorreu na Basílica de São Pedro: o barrete e o anel cardinalícios foram-lhe entregues em Sotto il Monte por um enviado do Papa.

Com a morte do cardeal Loris Capovilla, o Colégio Cardinalício passa a ter 213 elementos, 114 eleitores e 99 não eleitores (com mais de 80 anos de idade). O cardeal mais velho agora é o colombiano Jose de Jesús Pimiento Rodríguez, que tem 97 anos feitos em Fevereiro deste ano e foi criado cardeal apenas em 2015 por Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+