Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve dos estivadores. “Esforço negocial” decorre no Ministério do Mar

27 mai, 2016 - 10:45

Operadores do Porto de Lisboa anunciaram a intenção de avançar com um despedimento colectivo e sindicato ameaça com novo pré-aviso de greve, prolongando o protesto até 16 de Junho.

A+ / A-

A administração do Porto de Lisboa, representantes dos operadores portuários e do sindicato dos estivadores estão reunidos esta sexta-feira no Ministério do Mar para negociações, depois de os operadores terem anunciado que vão avançar com um despedimento colectivos.

Fonte governamental confirmou à agência Lusa que está a decorrer uma reunião de negociações entre as várias partes, tendo a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, estado presente no início do encontro.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que haveria "um grande esforço negocial" para tentar resolver a greve dos estivadores, mas avisou que há "limites para tudo" e que será encontrada uma solução, mesmo que não seja negociada, nem que seja aquela a que já foi necessário recorrer "para permitir a retirada do porto dos contentores que lá estavam retidos".

Os operadores do Porto de Lisboa anunciaram na segunda-feira a intenção de avançar com um despedimento colectivos por redução da actividade, depois de ter sido recusada uma proposta de acordo de paz social e para a celebração de um novo contrato colectivos de trabalho para o trabalho portuário no porto de Lisboa.

As versões do sindicato, dos operadores e Governo não coincidem, sobretudo na questão da Porlis (empresa de trabalho portuário cuja extinção era uma das reivindicações dos sindicatos).

Na terça-feira, o presidente do sindicato dos estivadores, António Mariano classificou de "terrorismo psicológico" e "atentado ao Estado de direito" o anúncio desse despedimento colectivo, assim como a presença da PSP no Porto de Lisboa para acompanhar retirada de contentores retidos.

Novo pré-aviso de greve em cima da mesa

Entretanto, na quarta-feira, no final de um plenário de trabalhadores, em Lisboa, António Mariano revelou que hoje se iniciaria uma nova fase na luta dos trabalhadores com a entrega formal de um novo pré-aviso da greve, a prolongar-se até ao dia 16 de Junho.

A última fase de sucessivos períodos de greve, que se iniciou há três anos e meio, arrancou a 20 de Abril com os estivadores do Porto de Lisboa em greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusam trabalhar além do turno, aos fins-de-semana e dias feriados.

A paralisação tem sido prolongada através de sucessivos pré-avisos devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato colectivo de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • artur carvalho
    27 mai, 2016 Lx 12:47
    Tanta importância dada a esta gente dos sindicatos que agem sempre em prol da sua classe em vez de agir em prol do País e dos portugueses.Será altura à mudança da Lei da Greve do ano de 1977 e desses tempos dourados da democracia portuguesa. A CGTP não pode paralisar um país e prejudicar outros sectores de actividade como acontece em França, ainda por cima com um Governo socialista. Mas o nosso poder político sempre cedeu à CGTP e continua a ceder pois esta é o braço armado do PCP , partido que tem o Costa nas mãos e a quem o 1ª Ministro cedem sempre.

Destaques V+