Tempo
|
A+ / A-

Banco Alimentar. Mais de 43 mil voluntários fazem primeira recolha de alimentos do ano

27 mai, 2016 - 08:20

Os alimentos recolhidos destinam-se a ser distribuídos por mais de 400 mil pessoas.

A+ / A-

O Banco Alimentar volta aos super e hipermercados do país no próximo fim-de-semana para apelar à solidariedade dos portugueses. “Partilhar sabe bem” é o mote para a primeira campanha de recolha de alimentos de 2016.

De acordo com a presidente da Federação Portuguesa de Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, há ainda um "cenário de carência alimentar que afecta muitos cidadãos e famílias".

"Não podemos ficar indiferentes a uma realidade que está bem próxima de nós, embora por vezes não a possamos ver, e essa é a razão pela qual voltamos a apelar à solidariedade, ao envolvimento e ao contributo de cada cidadão. O mote desta nova campanha 'Partilhar sabe bem' pretende reflectir exactamente este valor, criar um espírito de partilha e de entreajuda que permitirá multiplicar o apoio e a ajuda prestada a quem mais necessita, contribuindo de forma efectiva para fazer a diferença na vida de muitas pessoas", acrescenta.

De acordo com a organização, mais de 43 mil voluntários vão estar envolvidos na campanha que será visível em vários estabelecimentos, por todo o país.

Doar à distância

A campanha volta a disponibilizar vales que estarão disponíveis entre os dias 28 de Maio e 5 de Junho, nas caixas dos supermercados e nos postos de abastecimento aderentes.

Cada vale tem um código de barras específico associado aos produtos que cada pessoa queira doar ao Banco Alimentar.

Os que têm a oportunidade de se deslocar a um ponto de recolha, que se encontram ou residem fora de Portugal, podem utilizar o portal de doação online www.alimentestaideia.net.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gonçalves
    27 mai, 2016 Almada 17:14
    " Os desgraçados a ajudar os miseráveis " Andamos nisto á anos . Pois foi graças a estes sucessivos Governos PSD/PS/CDS . Após o 25 de Abril, foi para isso que " ele " existiu, sempre a mesma desigualdade, sempre o mesmo fado . O Algarve cheio, as estradas cheias de topos-gama e feira das vaidades e mais que prolifera por aí . Uma coisa é certa, Dª. Joanetes, eu continuo a comer BIFES, tipo VAZIA . Sempre.
  • Francisco António
    27 mai, 2016 AMLisboa 11:26
    O Banco Alimentar tem desempenhado um papel importante ajudando quem precisa ! Contudo, quanto maior é o papel do BA mais a "filantropia" nos faz lembrar o feudalismo em que os "senhores" davam esmola !
  • Rodolfo Guedes
    27 mai, 2016 porto 10:56
    Porque é que também não fazem estas campanhas em mercearias e pequenos mercados? Se fizessem, teriam tanta ajuda dos media?
  • Miguel
    27 mai, 2016 Amadora 10:44
    Mais um aumento de faturação para os Hiper e estado. Doar alimentos que foram comprados com margem de lucro e impostos inalterados é um bom negócio pois assim ajudam-se 3 entidades, o baco alimentar, o estado e os galifões dos capitalistas, uma verdadeira ação social. Até da fome conseguiram fazer negócio, uma real vergonha de país.......ao menos não nos cobram os sacos de plástico :)
  • ken
    27 mai, 2016 Águeda 10:16
    Só não se percebe é porque continuam a fazer as recolhas no último fim de semana do mês. quando muita gente já não tem tanta disponibilidade financeira para ajudar nesses dias.
  • Vitor Maia
    27 mai, 2016 2745-827 MAssamá 09:11
    Muito bem, mas é LAMENTÁVEL que os hipermercados só permitam ao BA que façam essas recolhas e digamos que os mais pequenos, se querem ajudar população local, não obtenham a mesma autorização.

Destaques V+