Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo considera “injustas” eventuais sanções a Portugal

26 mai, 2016 - 15:43

Presidente da República inicia no próximo fim-de-semana uma visita oficial de dois dias, a Berlim, onde vai abordar o assunto.

A+ / A-
Marcelo considera “injustas” eventuais sanções a Portugal
Marcelo considera “injustas” eventuais sanções a Portugal

O Presidente da República considerou esta quinta-feira que será uma "injustiça" a aplicação de eventuais sanções a Portugal por causa do ano de 2015 e assegurou que vai explicar as razões em Berlim no próximo fim-de-semana.

"Eu acho que há um tema fundamental para tratar em Berlim e esse tema fundamental é o tema das sanções. Eu penso que é uma injustiça estar a aplicar sanções a Portugal por causa do ano de 2015 e vou explicar isso. Há razões para isso, não é uma razão sentimental ou emotiva", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no final de uma visita à feira de arte ARCO, em Lisboa.

O Presidente da República inicia no próximo fim-de-semana uma visita oficial de dois dias, a Berlim, na Alemanha. Marcelo Rebelo de Sousa enumerou os motivos pelos quais considera injusto a aplicação de eventuais sanções a Portugal e sublinhou que a Alemanha tem um papel essencial nesta matéria.

"Primeiro, Portugal fez tudo o que devia ser feito, em segundo lugar, as divergências são de contabilização -- 0,4% -, terceiro, acontece que nunca foram aplicadas as sanções, quarto, sucede que isso é um sinal de falta de compreensão e de solidariedade em relação aos sacrifícios do povo português, quinto, não é um estímulo para 2016 e para o esforço que é preciso continuar a fazer no plano orçamental", explicitou o Presidente da República.

E acrescentou: "Por todas estas razões, entre outras, penso que Berlim, a Alemanha, que tem muita influência na altura devida, deve jogar com toda essa influência para não aplicar sanções, nem a Portugal, nem a Espanha".
Já esta manhã, a Comissão Europeia manifestou-se pouco preocupada com alegadas oposições no Conselho (Estados-membros) à sua decisão de adiar eventuais sanções a Portugal e Espanha no quadro do défice excessivo, considerando que tem fundamentos legais para o fazer
Um dia depois das alegadas críticas do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, à decisão do executivo, durante uma sessão informal na reunião do Ecofin realizada na quarta-feira, a porta-voz da Comissão para os Assuntos Económicos, Annika Breidthardt, sublinhou hoje que os serviços jurídicos da Comissão consideraram que o adiamento de uma decisão sobre os Procedimentos por Défice Excessivo (PDE) tinha toda a legitimidade e validade legal.

Na quarta-feira, o presidente do Eurogrupo e o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro admitiram, em Bruxelas, que há "algumas preocupações" entre certos Estados-membros relativamente ao adiamento de sanções a Espanha e Portugal devido ao défice excessivo.O presidente do Eurogrupo disse esta terça-feira, em Bruxelas, que a aplicação de sanções a Portugal e Espanha por défice excessivo é uma "possibilidade séria devido à situação actual do país". Jeroen Dijsselbloem espera pelas explicações da Comissão para optar por não sancionar Portugal e Espanha, pelo menos até Julho.

"As sanções são absolutamente uma possibilidade, estão nas nossas regras e regulamentos, e quando olhamos para a situação actual em Portugal e Espanha há razões sérias para considerar a sua aplicação, mas iremos ouvir da Comissão o porquê da decisão", declarou Dijsselbloem, à entrada para o Conselho de Ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Costa
    26 mai, 2016 Lisboa 18:08
    Este Marcelo não é aquele em quem votei e esperava outra coisa ! Fala muito,passeia mais,tem muito patuá ,apoia o Costa do castelo mas está a desiludirme e acho que vi ser dqui um ano uma desilusão para quem nle votou...esperemos para ver!
  • Pedro Cabral
    26 mai, 2016 Portugal 17:32
    Mas este homem não se cansa de fazer e dizer banalidades?!!!!!!!!
  • Pedro
    26 mai, 2016 Beja 17:05
    E a culpa seria toda mas TODA do Passos Coelho!
  • alou
    26 mai, 2016 viseu 16:14
    Este ainda não percebeu que existem regras na Europa, para o bem e para o mal
  • VICTOR MARQUES
    26 mai, 2016 Matosinhos 15:54
    Outra passeata?! Paga Zé!...

Destaques V+