Tempo
|
A+ / A-

Governo admite juntar alguns feriados aos fins-de-semana

25 mai, 2016 - 15:47

Medida é defendida pela Confederação Empresarial de Portugal. E "o Governo não se oporá", se for esse o entendimento dos parceiros sociais.

A+ / A-

O ministro do Trabalho concordou esta quarta-feira alterar o calendário de feriados, para os encostar a fins-de-semana, mas ressalvou que alguns feriados não devem ser mudados e defendeu que esta alteração só pode ser decidida em Concertação Social.

“Essa é uma discussão que tem de ser feita de forma serena [em sede de Concertação Social]. O Governo não se oporá, se for esse o entendimento dos parceiros [sociais], que haja uma previsão legal que alguns feriados possam ser alvo desse tipo de utilização”, de serem ‘colados’ a fins-de-semana, disse Vieira da Silva em declarações aos jornalistas, em Lisboa.

O governante lembrou que há feriados, como o Natal, o 1.º de Maio e o 25 de Abril, que, pela sua natureza, não têm a possibilidade de serem alterados.

“Noutros, eventualmente, essa mudança poderá ser feita e, a ser feita, deverá ser concretizada em sede de negociação colectiva”, defendeu, explicando que “importa” que sejam os parceiros sociais, ou as empresas e os trabalhadores, a entenderem-se sobre as vantagens dessa mudança, garantindo, por exemplo, um período de descanso alargado aos trabalhadores.

Também à margem do encerramento do colóquio "Cem Anos de Políticas Sociais e do Trabalho", em Lisboa, o presidente da CIP - Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, recordou aos jornalistas que a alteração de feriados tem sido defendida pela confederação há algum tempo.

“É para nós útil que se possa fazer este encosto dos feriados, não de todos, porque alguns têm carga religiosa e nacional”, afirmou António Saraiva, mostrando abertura, tal como o ministro do Trabalho, para que a alteração se limite apenas a algumas datas.

“Não vamos dizer que o dia de Natal deve ser alterado. Há datas que devem ser respeitadas. Há, contudo, um conjunto de outros feriados variáveis que, na nossa perspectiva, devem ser encostados aos fins-de-semana, e é desses, e só desses, que estamos a falar”, advertiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    26 mai, 2016 Viseu 10:35
    Está neurótica esta geringonça social-comunista: repões os feriados e agora quer juntar alguns feriados aos fins-de-semana!
  • Tiburcio Malaquias
    26 mai, 2016 Setúbal 06:28
    Imposição....é uma coisa! Negociação....outra!
  • José Neto
    25 mai, 2016 Lisboa 22:51
    Proponho: alterar o feriado de 1 de janeiro, alterar o feriado de 25 de abril, alterar o feriado de 1 de maio, alterar o feriado de 10 de junho, alterar o feriado de 5 de outubro e manter inalterados os restantes feriados. Gostam? Pontes? que eu saiba as pontes são concedidas ou, pelo menos, aceites pelas entidades patronais.
  • Pinto
    25 mai, 2016 Custoias 22:05
    Este PS não vai mudar. É uma traição em nome de quem? Os feriados representam algo, sejam religiosos ou não, vão mudar as datas das coisas porquê? Também vão mudar as datas da historia de Portugal?
  • Pinto
    25 mai, 2016 Porto 21:20
    Eu faço anos em determinado dia e esse dia em que faço anos, não mudo. Um feriado tem um significado, ao mudar tira o simbolismo e muda a data da historia. O PS já viveu alguns anos de mão dada com o PSD...não é de confiar, lembram-se que foi o PS...PSD....CDS que acabaram com os feriados e cortaram a remuneração das horas extras para metade, criaram banco de horas e tentaram acabar com subsídios de natal e férias? Os feriados religiosos se forem mudados acabam com tradições e o simbolismo que representam esses dias. Este PS não é de confiar tem muita gente traidora infiltrada.
  • Moranga
    25 mai, 2016 porto 17:14
    Ao menos não cortam nos feriados!!!!! Enfim!
  • Antonio Souza
    25 mai, 2016 vila pouca de aguiar 16:58
    Isso sim !! Em vários países os feriados se encostam ao fim de semana (segunda ou sexta). Há uns anos uma deputada do PS tentou tal proeza, mas PSD e PS não estavam para aí virados e o PCP/CDU veio logo com os feriados das MANIFES ( 1º maio e 25 de abril)!! Claro os senhores ILUSTRES deputados adoram "pontes"....
  • Alberto
    25 mai, 2016 Funchal 16:18
    Não votei PSD ou CDS...mas a isto chama-se DESONESTIDADE MENTAL. Há 1 ano, era inadmissível...agora, é possível e desejável!!

Destaques V+