Tempo
|
A+ / A-

Porto de Lisboa. PSP apoia retirada de contentores pelo segundo dia

25 mai, 2016 - 08:36

Os estivadores continuam em greve e cada dia de paragem custa 100 mil euros, diz o Governo.

A+ / A-

Prossegue esta quarta-feira a retirada de contentores no Porto de Lisboa, e com o apoio policial. A Renascença apurou que a operação decorre agora no terminal de Xabregas e conta com a presença de quatro equipas de intervenção rápida e de agentes da PSP da divisão de trânsito.

Um piquete de greve constituído por várias dezenas de estivadores está na entrada do terminal da Sotagus, que se encontra guardado por elementos da polícia. Estão revoltados com "a eventual" presença de trabalhadores da "'pool' alternativa" em laboração junto aos contentores.

A retirada de contentores começou na terça-feira, em Alcântara, numa decisão tomada para tentar ultrapassar os efeitos negativos da paralisação, que dura desde o dia 20 de Abril.

A operação decorreu com o apoio de agentes da PSP, por receio da reacção dos trabalhadores em greve, que marcaram para esta quarta-feira um plenário em Alcântara.

Na segunda-feira, a Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) admitiu o despedimento colectivo dos 320 trabalhadores, baseado no facto de as operações estarem paralisadas há mais de um mês. Contudo, mais tarde, os operadores afirmaram que esse será o último recurso, que pode ser evitado se os trabalhadores e o sindicato chegarem a acordo durante esta semana.

Na última sexta-feira, o Sindicato dos Estivadores recusou a proposta de acordo de paz social e de celebração de um novo contrato colectivo de trabalho.

CGTP solidária com estivadores

“A CGTP-IN manifesta a sua solidariedade à luta dos trabalhadores estivadores do Porto de Lisboa, pela defesa da contratação colectiva, contra a precariedade, a prepotência e a arrogância patronal”, refere o sindicato, em comunicado divulgado esta quarta-feira.

No documento, a central refere que a luta dos estivadores ganha “maior relevância” após o anúncio de “um suposto despedimento colectivo, que é ilegal e uma violação grosseira da Lei da Greve, perpetrada pelo patronato, com o apoio da PSP”.

De acordo com o comunicado, assinado pelo secretário-geral da central, Arménio Carlos, os problemas laborais “não se resolvem com o recurso à mentira, ao terrorismo psicológico e à generalização da precariedade e dos baixos salários”, situação que o sindicalista acusa que tem sido uma prática.

“O patronato utiliza o diálogo como uma manobra de diversão e a negociação como um instrumento de imposição de normas que desvalorizam o trabalho e põem em causa a dignidade dos trabalhadores”, refere.

Para Arménio Carlos são “inadmissíveis todas as atitudes patronais que visem a redução brutal dos rendimentos e direitos dos trabalhadores, para assegurar o aumento da exploração e, com ela, a acumulação de lucros”.

Greve dos estivadores. Operadores retiram contentores com escolta da PSP
PSP no primeiro dia da operação de retirada de contentores

De acordo com o último pré-aviso, a greve vai prolongar-se até dia 16 de Junho. O protesto tem sido estendido através de sucessivos pré-avisos, devido à falta de entendimento entre estivadores e operadores portuários sobre o novo contrato colectivo de trabalho.

100 mil euros por dia

A greve no Porto de Lisboa tem um prejuízo diário de 100 mil euros, afirma o Governo, que mandatou a nova administração a retomar a sua viabilidade com o que estiver ao seu alcance.

Ao considerar que a paralisação, no âmbito de um conflito “que se prolonga há quatro anos”, põe em causa a “sustentabilidade do Porto de Lisboa” e “afecta a economia nacional”, a ministra do Mar, Ana Paula Figueiredo, reconheceu na terça-feira que “a razão nunca está só de um lado”, mas sublinhou “que existem limites que não podem ser ultrapassados”

E um deles “já foi: pôr em causa a viabilidade económica do Porto de Lisboa", precisou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • viva o xuxialismo
    26 mai, 2016 Santarém 21:48
    A ditadura dos sindicatos como correia de transmissão dos partidos de extrema-esquerda sobrepõe-se ao interesse nacional numa estranha democracia do avesso que só o é quando os interesses de alguns são defendidos.
  • Carlos Gonçalves
    26 mai, 2016 Almada 19:31
    O que a CGTP já não destruiu . Este APL é mais um. A Lisnave, o Estaleiro Rocha, o Estaleiro Mitrena, a Quimigal, a Siderurgia Nacional e etc.. Onde esta gente mete a mão, destrói ...
  • AP
    25 mai, 2016 Portugal 11:48
    Srs. Administradores, Accionistas e Directores, pedimos moderação nos termos que usam para descrever os vossos empregados. Nós sabemos que meter pessoal à cedência a ganhar miseravelmente (em vez dos actuais "mafiosos, esquedarlhas, sindicalistas, marxistas, eu sei lá que mais) vos vai ficar mais barato e fazer aumentar os vossos prémios de final de ano. A estratégia de meter a população portuguesa uma contra a outra que estão também a usar agora é brilhante e bem conseguida. Nós rendemos-nos. Não adianta usar mais esses termos. Já estamos de joelhos. Já estamos de rastos. Não batam mais na fera que já está morta!
  • Dr Xico
    25 mai, 2016 Lisboa 11:26
    Portugal não pode continuar a amamentar estes parasitas dos estivadores, do metro, da CP... todos nós queriamos aumentos de ordenado todos os anos, boas reformas, mais férias etc... mas não dá pk a economia não dá para isso. Estes funcionários da CGTP/PCP andam a falir boas empresas só pk gostavam de ter um país como a Venezuela ou a Correia do norte ... aí sim há igualdade, são todos iguais = indigentes e burros
  • Luis B.
    25 mai, 2016 Mirandela 11:12
    A CGTP também apoia a revolução bolivariana da Venezuela... Aliás a CGTP tem de falar sempre do mesmo pois os trabalhadores descontam do seu salário para pagar o salário do Arménio.. o Arménio é assim um da nomenklatura sindicalista que defendendo o seu tacho, um salário superior a 3000 euros mensais, tem de estar ao lado dos trabalhadores por mais idiotas,. imbecis e irrealistas que sejam as suas reivindicações.... Alguém acredita que estes tipos ganhem pouco, a fazerem greve semanas a fio? De onde lhe vêm os rendimentos nesses meses de greve ininterrupta? É como os das Carris. Quando é que a comunicação social esquerdista portuguesa tem coragem para publicar os salários e mordomias dos tipos da Carris? E destes estivadores também...
  • João Lopes
    25 mai, 2016 Viseu 11:01
    Os “trabalhadores ”comunistas", “odeiam” os que trabalham, lutam pela vida com sacrifício e têm sucesso. Não servem o bem do País nem dos portugueses. Servem os seus interesses egoístas, numa lógica partidária e sindical, sempre ao serviço do pcp/be e como bons marxistas, não olham a meios para atingir os fins!
  • Antonio Costa
    25 mai, 2016 Porto 10:50
    SURPREENDENTE!!! A primeira greve do País sem uma bandeira da CGTP!!! Onde estão esses defensores do povo agora?? Bastava uma fabriqueta de 5 operários ter ordenados em atraso e lá estava a comandita toda a dizer mal do governo...então e agora? Onde andam esses senhores?? Ontem ouvimos o senhor PCP a dizer em tom muuiiito moderado que o governo deveria tomar uma atitude para evitar um despedimento colectivo mas, foi tão suave, tão suave que quem o ouviu deve ter pensado que ele falava de aumentos das reformas...baixinho, baixinho, baixinho: 0.60€ para ser mais exato..É que o repatriamento dos transportes com TAP, CARRIS e STCP á cabeça tem um preço...falar baixinho em relação ao resto!!! Querem uma educação 100% publica para poderem fazer greves á toa? Calem-se no resto...são privados? não interessa!! Os professores que vão para o desemprego? que se desenrasquem!! Despedimentos colectivos nos estivadores? que se lixem!! Estão em greve á mes e meio e ninguem fala neles!! Enfim, a esquerda no seu melhor...compadrios e interesseiros!!
  • Tó Zé Calhau
    25 mai, 2016 Lisboa 10:44
    Contra a prepotência e arrogância patronal - prepotência e arrogância sindical. A inter e o pcp sabem bem,mesmo muito bem, que estes sindicatos da estiva sempre foram organizações mafiosas.
  • Nuno
    25 mai, 2016 Coimbra 10:37
    Despedir todos os estivadores JÁ. Trata-se de uma canalha, um bando de comunas irresponsáveis, gente fraca e ignorante encabeçada pelos vergonhosos sindicalistas que por cá andam. RUA com esta gente baixa e indigna.
  • AP
    25 mai, 2016 Portugal 10:13
    Pensava eu que a PSP ia fisicamente com os seus braços ajudar a retirar os contentores... mas afinal não :)))) Devem ir "proteger" (propositadamente causar tensão?) a nova geração de escravos com salários de miséria que não conseguem autonomia financeira para sair de casa dos pais pensados para substituir os que ainda ganham os salários de antigamente. É uma das estratégias das empresas para somar mais uns milhões de lucro no final do ano. O país está minado por estes estrategas sugadores da população. (PS: não uso o termo povo senão chamam-me logo esquerdalha, comuna, etc etc)

Destaques V+