Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Colégios privados enviam cinco mil cartas ao Ministro da Educação

25 mai, 2016 - 08:06

Movimento "Defesa da Escola Ponto" já entregou 50 mil cartas ao primeiro-ministro e ao Presidente da República e está a organizar uma grande manifestação para domingo.

A+ / A-

Veja também:


O grupo de defesa de colégios privados com contratos de associação com o Estado entrega esta quarta-feira, ao ministro da Educação, cinco mil cartas – “uma por cada professor e funcionário" – num apelo à revogação da norma que limita a área de actuação dos colégios privados.

A entrega das cartas, que pedem também o cumprimento dos contratos plurianuais, está prevista para as 12h00, informa o movimento "Defesa da Escola Ponto", em comunicado.

O grupo tem organizado diversas manifestações contra o anunciado corte de financiamento às turmas de início de ciclo onde a oferta pública seja suficiente para dar resposta às necessidades.

Entre elas, "abraços às escolas" com a formação de cordões humanos, largadas de balões e protestos em locais e eventos com a participação do primeiro-ministro, António Costa, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a quem o movimento já entregou mais de 50 mil cartas.

Nesta altura, está em preparação uma manifestação para domingo, junto à Assembleia da República, em Lisboa. Até lá, vão decorrer acções diárias.

O porta-voz do movimento, Manuel Bento, acredita que a manifestação do dia 29 venha a ser uma das maiores de sempre: "Representamos 45 mil alunos e 45 mil famílias. Contamos seguramente ter, pelo menos, 50% das famílias nessa manifestação. Será de uma escala nunca antes conseguida neste país, e dizemos isso porque notamos a força e indignação das famílias", afirma.

Os protestos vêm na sequência da decisão do Ministério da Educação de, no ano lectivo 2016-2017, o financiamento ser cortado em 57% nas turmas de início de ciclo, nos colégios privados com contrato de associação. O ministro admite financiar apenas 273 turmas, contra as 656 subsidiadas em 2015-2016 em 79 estabelecimentos particulares.

O estudo da rede escolar privada pedido pelo Governo revela, por exemplo, que há um colégio financiado que tem ao lado uma escola pública com metade das salas vazias, e um colégio com 27 estabelecimentos públicos a menos de dez quilómetros. Trata-se do Externato Liceal Paulo VI, em Gondomar, tem à sua volta 27 escolas públicas.

Saiba aqui quais os colégios emblemáticos que vão receber 17 milhões de euros após os cortes anunciados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara Jovial Sampaio
    26 mai, 2016 Espinho 12:09
    Deviam era deixar-se de idiotices e se querem lucros que os tenham, mas não com os MEUS IMPOSTOS!
  • Jorge
    25 mai, 2016 Seixal 18:34
    Cidadania era fazer uma contramanifestação ao lado desta, porque indignados estão os contribuintes com a atitude desta gente. Andaram ilegalmente durante anos, com a conivência dos vigaristas que nos governaram, a apropriar-se do dinheiro dos nossos impostos, agora pensam que é um direito adquirido.
  • José
    25 mai, 2016 Braga 15:48
    Boa tarde. Deixai lá ...Coitados já não sabem mais o que fazer ... Andam perdidos que nem baratas... A ver vamos... Não desvirtue-mos, o que verdadeiramente está aqui em causa; o financiamento só se justifica, quando o Estado não tem capacidade de resposta…Esta gente, que durante anos a fio, foi protegida, julga-se intocável... Pelos vistos, havia oferta na rede publica, sim porque as vagas não apareceram por "milagre", da noite para o dia... Aconselho vivamente, a verem o programa do CANAL 1 “sexta às nove do dia 20 de maio”, e ficaram com todas as dúvidas esclarecidas... Foi hoje Noticia da tvi24 ...”Colégio com contrato de associação tem 27 escolas públicas em redor”...Estudo da rede escolar privada revela ainda que há um colégio que tem ao lado uma escola pública com metade das salas vazias...O colégio ANCORENSIS, em Viana do Castelo, tem, segundo o documento do ME, uma escola pública, a “zero quilómetros”, com capacidade para receber as turmas de 3.º ciclo que deixam de ser financiadas neste estabelecimento. A escola pública em questão – Escola Básica do Vale do Âncora – apresenta também o nível de ocupação mais baixo”... Haja paciência...Tenham juízo...Há muitas escolas publicas de muito boa qualidade.
  • Alberto Martins
    25 mai, 2016 Lisboa 10:43
    50 mil cartas compradas com o dinheiro dos contribuintes...
  • Kimkas
    25 mai, 2016 Porto 10:38
    Sr Ministro, distribua as cartas pelos serviços e retire o papel higiénico dos WC, esta gente quer serviços privados à custa dos nossos impostos e então como é?. Carago!!!

Destaques V+