Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice

Centeno reage a Eurogrupo. “Governo sabe exactamente o que fazer"

25 mai, 2016 - 07:28

Presidente do Eurogrupo mostra-se preocupado com a situação orçamental de Portugal e Espanha e avisa que a aplicação de sanções é uma “possibilidade séria”.

A+ / A-
Centeno reage a Eurogrupo. “Governo sabe exactamente o que fazer"
Centeno reage a Eurogrupo. “Governo sabe exactamente o que fazer"

O ministro das Finanças não está preocupado com as declarações do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, que admite a “possibilidade séria” de aplicação de sanções a Portugal por défice excessivo.

Na conferência de imprensa após o final da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, na terça-feira à noite, Mário Centeno garantiu que o Governo sabe o que fazer para manter o país no rumo certo.

“O que o presidente do Eurogrupo fez foi simplesmente referir que há um conjunto de procedimentos europeus que é necessário analisar, cumprir. Sabemos exactamente do que se trata e também sabemos das dificuldades orçamentais que o país teve no ano passado e não conseguiu manter o défice abaixo de 6%. Neste momento, o que é necessário é ter confiança na execução orçamental”, afirmou aos jornalistas, em Bruxelas.

Para evitar sanções, Portugal deve garantir que os orçamentos mantenham a trajectória certa, avisou na terça-feira Jeroen Dijsselbloem. Mário Centeno responde: “O Orçamento nunca saiu do caminho certo”.

“O Governo sabe exactamente o que tem de fazer para manter o país numa trajectória de consolidação das contas públicas, trazendo um crescimento que, no final do ano passado, parou. Os números do primeiro trimestre mostram que é necessário fazer mais. É nesse trajecto que o Governo se propõe manter e executar o seu Orçamento do Estado”, garante.

Da reunião dos ministros das Finança da Zona Euro, que durou 11 horas, saiu a decisão de disponibilizar à Grécia um total de 10,3 mil milhões de euros, no âmbito do terceiro resgate financeiro, ao país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    25 mai, 2016 Évora 19:24
    Será que sabe? A ver vamos, como dizia o cego!
  • Jorge
    25 mai, 2016 Seixal 18:05
    Será que o presidente do Eurogrupo ainda não percebeu que este governo e este ministro das finanças não fazem parte do clã ...
  • Dr Xico
    25 mai, 2016 Lisboa 11:33
    Se sabe não parece, a coisa pode mesmo acabar mal. Portugal tem de negociar mas em privado as metas e mostrar resultados crediveis o mais rápido possivel. Centeno parece que a sorte cai do céu, comecem mas é todos a fazer as contas e deixem-se de dar RESIS a malandros que nunca trabalharam nem nunca vão trabalhar na vida.
  • Ao Rogerio
    25 mai, 2016 Pt 10:21
    Mas quem fez o maior aumento de impostos foi o Passos Coelho e a sua tribo, tendo afirmado em 2011 que não haveria aumentos de impostos nem cortes de reformas e pensões. Afinal ele é que não sabia ou então enganou os portugueses de boa fé que foram no conto do vigario!...Largue a cassete e utilize equipamento mais actual.
  • Claro!
    25 mai, 2016 Lx 10:15
    Finalmente temos um governo que não se deixa intimidar nem é subserviente ao Eurogrupo, e a Bruxelas, como era o de Passos Coelho! Com competência sabendo o que se está a fazer nem devemos dar troco a quem tomou medidas e receitas drasticas para chegarmos a resultados contrarios aos esperados. Esses sim é que irresponsavelmente empobreceram o pais e destruiram milhares de familias em todos os aspectos. Os burocratas do Eurogrupo que se curem!...
  • rogerio
    25 mai, 2016 setubal 09:40
    ainda bem que o governo diz que sabe o que fazer. vamos lá ver se não levo com mais uma catrefa de impostos por causa do vosso saber.atenção que o socrates também sabia

Destaques V+