Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro à Renascença: ​Transportes urbanos passam para os municípios a 1 de Janeiro

24 mai, 2016 - 23:30

Em entrevista ao programa "Terça à Noite", o ministro do Ambiente fala sobre a "guerra" entre taxistas e Uber. Diz que não vai fazer "ouvidos moucos" à escolha das pessoas.

A+ / A-
"Transportes urbanos passam para os municípios a 1 de Janeiro"
"Transportes urbanos passam para os municípios a 1 de Janeiro"

O ministro do Ambiente, responsável pela reversão das concessões dos transportes urbanos a empresas privadas, garante à Renascença que a gestão destes transportes passa para as câmaras do Porto e de Lisboa em Janeiro de 2017.

"A data que está prevista é 1 de Janeiro de 2017. Muito antes disso haverá novidades. É normal que seja no início de um ano civil, que é também um ano fiscal”, anuncia João Matos Fernandes em entrevista ao programa “Terça à Noite”.

“Acreditamos que entre o final de Junho, início de Julho, serão públicas as condições daquilo que iremos fazer e parece-me também muito normal que, quer no caso de Lisboa, que é só mesmo a autarquia de Lisboa; quer no caso do Porto, que é um conjunto de autarquias, porque a STCP não é uma empresa só do Porto, que esses municípios comecem a participar na gestão das empresas", sublinha o governante.

Nesta entrevista à Renascença, o ministro garante que as empresas que perderam a concessão dos transportes não investiram um euro, portanto, não faz sentido falar em fuga de investimento estrangeiro.

Taxistas vs Uber. Governo não faz "ouvidos moucos" à escolha das pessoas

Matos Fernandes fala também da polémica que tem oposto os taxistas ao Uber. Adianta que no grupo de trabalho que está a rever o estatuto dos taxistas se está a proceder a uma simplificação das regras que regem os profissionais deste tipo de transporte.

"Apresentar nova regras, sem pensar na Uber ou na Cabify - não fujo a esses nomes -, mas para além destas duas, há também outras formas de partilha de mobilidade ainda informais, e parece-me evidente que sendo este o negócio, outras plataformas poderão surgir. Este grupo de trabalho tem como objectivo definir requisitos de acesso ao mercado que sejam justos, não posso dizer de forma taxativamente sejam iguais para os táxis ou para a Uber e para a Cabify , mas são certamente muito aproximados , também de acordo com aquilo que é a oferta que cada um poderá desempenhar no mercado."

O ministro do Ambiente, que tem a tutela do sector dos transportes, diz que estas plataformas não são neste momento legais, mas não ignora que a adesão é "muito significativa". Por isso, apesar de manter a fiscalização e até já ter havido "cerca de 200 multas" a estes condutores, não vai fazer "ouvidos moucos" à escolha das pessoas.

Neste entrevista ao programa "Terça à Noite", João Matos Fernandes garante ainda que, nos próximos dias, lança os primeiros projectos para a resolução de zonas de cheias, que começarão a ser executados já no próximo ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DEMALAPIOR
    25 mai, 2016 Santarém 22:31
    Quem irá continuar a pagar essas empresas privilegiadas e comandadas por sindicatos será sempre o zé povinho mesmo que não assente o traseiro em qualquer banco de um desses transportes, muda-se de patrão mas não se irá mudar de ladrão e veremos se as coisas não irão ainda para pior.
  • Jose
    25 mai, 2016 Porto 09:57
    Mais uma despesa que o Zé vai pagar no IMI, e vai continuar tudo na mesma: greves, regalias, bons ordenados etc. Ai aguenta, aguenta......
  • Madala
    25 mai, 2016 Évora 08:52
    Este negócio nunca devia ter sido revertido. Mas fez-se para agradar à inter/pcp/urss/reaccionária para poder continuar a fazer greves e prejudicar o Zé. O costa continua refém da geringonça.... vamos ver quanto tempo dura!
  • cn
    25 mai, 2016 lisboa 08:42
    porque não acabar de vez com os táxis, a cair de podres e conduzidos por futebolistas de sofá labregos que cospem para fora da janela e deixam em paz os Ubers, que oferecem um serviço de alta qualidade com carros impecáveis, condutores com bom aspeto e educados, que não tem medo de viajar de janelas fechadas e ar condicionado ao som da música que o cliente escolhe?
  • Marta
    25 mai, 2016 Beja 03:37
    Vai ser vai. Então o preço dos transportes vai ficar mais caro, ainda dizia o Costa para andar-mos mais de transportes públicos
  • Pinto
    24 mai, 2016 Custoias 23:48
    Só com autarcas honestos é que vai dar certo. Vai ser difícil.

Destaques V+