Tempo
|
A+ / A-

Fenprof processa JSD por comparar Mário Nogueira a Estaline

24 mai, 2016 - 18:14

Federação Nacional dos Professores considera que cartaz dos joves sociais-democratas representa uma “ofensa grave ao bom nome” da Federação e faz uma “condenável utilização” da imagem do secretário-geral Mário Nogueira.

A+ / A-

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) vai processar a Juventude Social-Democrata (JSD) por causa de um cartaz polémico, em que o sindicalista Mário Nogueira é comparado a Estaline.

A Fenprof defende, em comunicado, que o cartaz representa uma “ofensa grave ao bom nome” da Federação e faz uma “condenável utilização” da imagem do secretário-geral Mário Nogueira, eleito em congresso.

“O Secretariado Nacional da Fenprof não pode admitir a utilização de meios ilícitos que ultrapassam a decência da acção política, a qual, desta forma, perde toda a credibilidade e tem de ser condenada, com a oportunidade que o acto (a publicação do cartaz) e o motivo (destruição da imagem de credibilidade do movimento sindical docente plasmado na intervenção da Fenprof) justificam”, pode ler-se no comunicado.

No cartaz divulgado segunda-feira no site da JSD, Mário Nogueira aparece vestido com uma farda militar soviético, ao lado da frase "Isto Stalin[do] está!" e do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que aparece como uma marioneta.

A JSD acusa, em comunicado, Mário Nogueira de não saber, há muitos anos, dar aulas. Ao Governo, a estrutura juvenil do PSD apelida-o de "mentiroso" e “protocomunista”

Na imagem pergunta-se: “Foi nisto que votou?”. O que desencadeou esta iniciativa são os contratos de associação de colégios privados com o Estado e que a JSD defende que “são um instrumento de política pública de educação com dezenas de anos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tonio
    26 mai, 2016 évora 14:36
    A boina assenta que nem uma luva ao sr. professor que não dá aulas
  • José
    25 mai, 2016 Braga 17:10
    Boa tarde,Disto só há uma palavra a dizer... Uma Palhaçada.… As insígnias que ostentamos na lapela não nos dão estatuto, mas sim responsabilidade acrescida...Então eu pergunto, quando o PSD esteve no governo, o que fez a não ser…Cortar centenas de milhões na escola pública, foram para o desemprego 25 mil professores. Não desvirtue-mos o que verdadeiramente está aqui em causa; o financiamento só se justifica, quando o Estado não tem capacidade de resposta… Notícia da Tvi 24 de 2016-05-25 14:59 refere... “Posição de Mário Nogueira, da Fenprof, a propósito do financiamento das escolas com contrato de associação. Fenprof vai processar a JSD devido a cartaz”... Sobre o anúncio de que a Fenprof vai processar a JSD devido a um cartaz no qual Mário Nogueira surge retratado como Estaline, a manipular o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, o sindicalista lamentou, "do ponto de vista pessoal, o insulto e a ofensa" por parte de quem "não tem argumentos e não consegue fundamentar as suas posições". “Isto é próprio de quem é incapaz de suportar um debate político e, portanto, de quem é formado por uma universidade no período de verão que é a universidade de Castelo de Vide. Nós percebemos todos que a única coisa que está à espera é ter emprego depois na bancada do PSD quando for grande e, portanto, enquanto é pequenino vai fazendo disparates e com certeza que tem a ver com a falta de formação e até cívica que provavelmente nesta universidade que não é pública", acrescentou.
  • tugatento
    25 mai, 2016 amarante 09:37
    Quando esses putos inuteis, da JSD, insultam dessa forma as pessoas, mereciam levar quatro bofetadas nas trombas, para aprenderem a respitar, nao sendo assim, po-los em tribunal e entala-los.Cambada de parasitas é o que eles são. Alias basta ver de onde saiu o Passos Coelho e esta tudo dito acerca desta gente.
  • Padeira Aljubarrôta
    25 mai, 2016 Lisboa 09:33
    O PSD e a JSD nunca defenderam assim a escola pública, a saúde (a não ser que seja a privada) sempre defenderam os interesses de algumas pessoas e instituições a troco de alguns cargos aqui e além mar. O facto de ganharem eleições a mim só demonstra que em Portugal existe muito analfabetismo politico e algum (digo alguns porque apesar de já terem ganho eleições só representam um terço da população portuguesa visto que os analfabetos, esses nem votam preferindo discutir o Benfica/Sporting ou o gajo que esmurrou a gaja na Casa dos Segredos muito típico do macho-latino que só afirma a sua virilidade quando "enfarda" numa mulher) masoquismo da parte daqueles que os defendem com unhas e dentes não se apercebendo que estão a ser manipulados e em nada beneficiados. É triste, mas este é mesmo o quadro deste País à beira mar plantado e dos tristes que defendem esta gentalha para quem vale tudo menos tirar olhos para chegar mais uma vez à cadeira do poder!!
  • Luis Vieira da Silva
    25 mai, 2016 Figueira da Foz 09:33
    Mário Nogueira, dempre na linha da frente pelas condições de vida dos professores, parece ter esquecido que o primeiro dever dum sindicalista é proteger os postos de trabalho dos sindicalizados. Só assim se explca que ainnda não tenha saido à rua para defender o ensino público. .
  • RUI
    25 mai, 2016 GTR 09:09
    Então a liberdade de expressão é só para alguns..??
  • Alfredo Lopes
    25 mai, 2016 Trancoso 08:39
    Os anti-democratas dos comunistas não se dao bem com as criticas só eles é que podem criticar os outros ,mas esta critica é cristalina como a água ,por isso é que os faxistas dos comunistas ficam revoltados , pobre gente esta que pensa que só eles é que podem viver e dizer aquilo que querem ( cobardes )
  • Zé Nabo
    25 mai, 2016 Porto 00:51
    É só analfabrutos a escrever comentários aqui, a começar pela Amélia, que dá dois erros em cada palavra que escreve. Bem se vê que devem ter andado em escolas privadas.
  • João
    25 mai, 2016 Rep.Bananas 00:37
    Se alguém tinha duvidas sobre o calibre dos comunas, basta ler as reações destes ao cartaz! Desde chicotes, bófetas e tiros, há de tudo que estes demo-cratas oferecem a quem se atreve a ofender os seus deuses! Eles que tudo insultam, humilham, mostram agora uma sensibilidade cínica e obscurantista do seu modo de ver o mundo! Esta gente é o cancro de Portugal!
  • Karl Henrich
    25 mai, 2016 Portugal 00:33
    Se Iossif Vissarionovitch Djugashvili (Josef Vissarionovitch Stalin) e não Mário Nogueira fosse vivo, ia de certeza processar a JSD por denegrir o seu bom nome. Não confundam quem governou (sem comentar a politica que usou) uma grande nação com quem anda sempre na busca de protagonismos fáceis. Se os jovens jotas (de todas as facções partidárias) andam a procurar viver de lugares políticos e não sabe o que é viver com salários mínimos, foi porque aprenderam com os políticos deste pais e com os sindicalistas que nem sabem o que é trabalhar e ganhar um salário com suor. Infelizmente existe para os jornais, pois quando são precisos para defender mesmo quem trabalha, nem aparecem. Já agora pensam um pouco antes de discutir o problema das escolas privadas e publicas. Mas porque tenho eu de pagar para "a" ou "b" tenha os filhos em colegios, tenha bolsas, e subsídios... e nem declara rendimentos ou nem trabalhe... e eu se quiser ter os meus filhos do colégio tenho que pagar! Na verdade quem quer luxos que os pague. Será que é os meninos dos papás que vivem à n/custa ou são os papás que se aproveitam deste país tão "solidário" para o que não interessa.

Destaques V+