Tempo
|
A+ / A-

​Crise dos estivadores. PCP e BE querem reverter lei do trabalho portuário

24 mai, 2016 - 15:47

Partidos mais à esquerda pedem também a intervenção de António Costa.

A+ / A-
Greve dos estivadores. Operadores retiram contentores com escolta da PSP
Greve dos estivadores. Operadores retiram contentores com escolta da PSP

PCP e Bloco de Esquerda querem reverter a lei do trabalho portuário de 2013. Em plena crise no porto de Lisboa, os dois partidos prometem avançar com iniciativas legislativas que alterem a legislação aprovada pela anterior maioria PSD/CDS.

Em declarações à Renascença, o deputado comunista Bruno Dias garante que o partido vai avançar com a iniciativa legislativa e querem também um debate urgente sobre esta matéria.

O PCP já solicitou, entretanto, a audição do sindicato do sector, bem como dos responsáveis da Associação de Operadores do Porto de Lisboa.

Na mesma linha, o deputado do Bloco de Esquerda, José Soeiro, também quer fazer marcha atrás na legislação, ao mesmo tempo que anuncia uma interpelação ao Governo sobre a intenção dos operadores portuários em avançar com um despedimento colectivo no porto de Lisboa.

Já a porta-voz do partido, Catarina Martins, exigiu a intervenção do Governo.

"É preciso pôr as empresas e patrões do trabalho portuário na ordem porque, basicamente, o que querem é poder contratar pessoas ao dia", afirmou, à margem de uma visita à Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, em Lisboa.

Também ouvido pela Renascença, o deputado Luís Testa, coordenador do PS na comissão de Economia e Obras Públicas, admite abertura para discutir a legislação. Contudo, alerta para a necessidade de prudência num momento de crise.

Os operadores do Porto de Lisboa vão avançar com um despedimento colectivo por redução da actividade, depois de o Sindicato dos Estivadores ter recusado, na sexta-feira, uma nova proposta para um novo contrato colectivo de trabalho, sem especificar quantos dos 320 estivadores serão abrangidos.

A última fase de sucessivos períodos de greve, que se iniciou há três anos e meio, arrancou a 20 de Abril. Os estivadores do porto de Lisboa estão em greve a todo o trabalho suplementar em qualquer navio ou terminal, isto é, recusam trabalhar além do turno, aos fins-de-semana e dias feriados.

De acordo com o último pré-aviso, a greve vai prolongar-se até 16 de Junho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zen
    25 mai, 2016 lisboa 01:01
    ... mas ó AP. então os chineses agora já não são os camaradas, arautos defensores da classe operária ... !!!???
  • Pinto
    24 mai, 2016 Custoias 22:28
    Nunca vi gente de direita dar seja o que for. Empresários e células infiltradas na política para darem um presunto têm de receber um porco. Já era tempo dos cidadãos deste país abrirem os olhos de uma vez por todas, vejam este exemplo e decerto não verão mais homens como estes a darem prova de algo está mal.
  • AP
    24 mai, 2016 Portugal 18:50
    diziam ali abaixo: "deixai que os chineses tomem conta depois quero ver quanto ides ganhar" .... pois é contra isso que eles se batem, contra o objectivo final que são salários de miséria para todos sem excepção.
  • AP
    24 mai, 2016 Portugal 18:48
    mas de quem aqui comenta, alguém já leu o que reivindicam os estivadores relativamente ao que se passa e ao que lhes estão a tentar fazer? a mim enviaram-me um PDF com as suas reivindicações e, a ser verdade o que se queixam, comprova-se a falta de ética das Associações de Operadores que conduzem este país e o mundo ao fosso cada vez maior entre ricos e pobres; milhões de pessoas a ganhar miseravelmente para meia dúzia levar para casa balúrdios de dinheiro. Estes, os estivadores, são um dos últimos redutos a deitar abaixo para conseguirem atingir a conquista total.
  • Joaquim
    24 mai, 2016 A. Vinhos 18:35
    Espero que um jornalista sério um dia faça um estudo profundo de quantas grandes e pequenas companhias os sindicatos os comunistas e agora os bloquistas já ajudaram a fechar as portas. Portugueses abram os olhos enquanto é tempo, a Venezuela está quase a chegar a Portugal.
  • Portugua
    24 mai, 2016 Portugal 18:29
    Como está´´a em causa o interesse Nacional REQUESIÇÂO CIVIL imediata.
  • antonio
    24 mai, 2016 lisboa 18:28
    Esta greve está estudada ao milímetro. Os Comunistas e Bloquistas querem lá saber dos prejuízos do país. Para eles quanto pior melhor. Aproveitam a greve para confrontar o Sr. Costa e vão conseguir encosta-lo à parede. E assim vamos, lá vamos cantando e rindo diretos à Venezuela.
  • Fernando Baptista
    24 mai, 2016 Matosinhos 17:52
    Ao contrário do que a ministra do mar tinha afirmado numa das suas primeiras intervenções a paz no porto de Lisboa é uma miragem. A economia nacional está a sair prejudicada, entretanto o governo fez de conta e pelo vistos acordou agora.Uma pergunta se impõem: havendo trabalho portuário noutros portos portugueses, porque esta greve prolongada só existe no porto de Lisboa?
  • Susana
    24 mai, 2016 Lisboa 16:35
    Estas notícias sobre esta greve são confusas. Se a greve é ao trabalho fora do turno, como é que o porto está parado e de onde vem tanto prejuízo?
  • F Soares
    24 mai, 2016 A da Gorda 16:28
    Um pouco mais a sério... A ESTIVA sempre foi uma situação mafiosa ( Há lodo no Cais , lembram-se ?) mesmo em Portugal . É uma situação que vem de antanho ( a minha perceção vem dos anos 50 do século passado , mas o caso deve ser anterior) onde estivadores , conferentes, etc etc e outras corporações que andavam sempre com uma pasta para o que desse e visse estavam "organizadas". Todos precisavam de comer, é certo. Entretanto o transporte marítimo sofreu grandes modificações e a estiva antiga nos processos de operação desapareceu... mas os processos de controlo mantiveram-se e passou também a haver uma mãozinha politica a aproveitar-se do que era puro trabalho de força bruta, que tenta controlar ( mas não controla) nem que seja para mostrar que tem influencia para usar como arma de arremesso... Entretanto 350 indivíduos param o país... até parecem os piloto da TAP ( mas num âmbito maior) ou os maquinistas dos combóios ( os estivadores terão os mesmos direitos...). Até parece que querem fundar a Ordem dos Estivadores à semelhança dos médicos, engenheiros, economistas etc. e tal..... e assim só ser autorizado a exercer a função quem for ao beija mão.. Mas aqui esquecem que o Mundo mudou e há a probabilidade da automação... E aí vai ser o diabo.. Politica a aconselhar, provavelmente , irá dar mau resultado.... Haja bom senso nas negociações

Destaques V+