Tempo
|
A+ / A-

Patrões: Despedimento colectivo de estivadores é evitável se houver acordo

24 mai, 2016 - 14:23

Sindicato dos Estivadores, em greve desde 20 de Abril, recusou a proposta para a celebração de um novo contrato colectivo de trabalho.

A+ / A-
Greve dos estivadores. Operadores retiram contentores com escolta da PSP
Greve dos estivadores. Operadores retiram contentores com escolta da PSP

A Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) admitiu esta terça-feira que o despedimento colectivo de estivadores pode ser evitado se os trabalhadores e o sindicato chegarem a acordo ainda durante esta semana.

"Os despedimentos são sempre o último recurso e, por isso, aguentámos todos estes prejuízos. Só que agora não estamos a ver o fim desta situação. Não aguentamos até 16 de Junho a pagar salários, a ter encargos. Agora se houvesse vontade por parte dos trabalhadores e do sindicato de chegarem a acordo ainda esta semana, poderíamos evitar os despedimentos", disse à agência Lusa o presidente da AOPL, que também lidera a concessionária Liscont.

Morais Rocha adiantou que os prejuízos "são muito elevados", lembrando que há três anos eram movimentados cerca de 28 mil contentores por mês e que actualmente estão limitados aos serviços mínimos e para as ilhas.

"A situação é muito complicada. O sindicato quer o monopólio de todo o trabalho da área portuária e nos outros portos não é assim. É uma exigência à qual não podemos ceder, porque as empresas têm de ter liberdade de gestão", vincou.

No entender de Morais Rocha, a gestão das operações tem de ser feita pelas empresas e não pelo sindicato.

Quanto à presença da polícia esta terça-feira de manhã no Porto de Lisboa, o presidente da AOPL disse que o que fez foi avisar o comandante do Porto e o oficial de segurança da Administração do Porto de que iriam começar a tirar contentores com os trabalhadores da Porlis, não filiados no sindicato.

"Já não é a primeira vez que este sindicato tenta impedir outros trabalhadores de exercer a sua actividade. Se há direito à greve também há direito ao trabalho", disse, salientando que é o comandante do porto e o oficial que determinam a segurança que devem colocar.

Os operadores do Porto de Lisboa vão avançar com um despedimento colectivo por redução da actividade, depois do Sindicato dos Estivadores ter recusado, na sexta-feira, uma nova proposta para um novo contrato colectivo de trabalho.

Em declarações à Lusa, Morais Rocha explicou que os operadores do Porto de Lisboa avançaram hoje com os trâmites para um despedimento colectivo, que é fácil de fundamentar, tendo em conta que "o Porto de Lisboa está completamente parado".

O responsável da Liscont recusou adiantar quantos dos 320 estivadores serão abrangidos pelo despedimento colectivo, adiantando que a análise terá que ser feita "secção a secção".

A decisão do recurso ao despedimento colectivo foi tomada depois de, na sexta-feira passada, o Sindicato dos Estivadores, em greve desde 20 de Abril, ter recusado a proposta de acordo de paz social e para a celebração de um novo contrato colectivo de trabalho para o trabalho portuário no porto de Lisboa.

O presidente do Sindicato dos Estivadores classificou esta terça-feira de "terrorismo psicológico" e "atentado ao Estado de direito" o anúncio de um despedimento colectivo e a presença da PSP no Porto de Lisboa, para acompanhar retirada de contentores retidos.

Contudo, António Mariano disse que os trabalhadores estão dispostos a chegar a um entendimento, caso a empresa criada paralelamente for encerrada e se forem resolvidas duas situações do contrato colectivo de trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    24 mai, 2016 Custoias 22:44
    E se o povo resolver fazer um despedimento colectivo a todo o governo seja da direita ou da esquerda e resolver colocar gente honesta a resolver os problemas do país?
  • Pinto
    24 mai, 2016 Custoias 22:31
    Isto é uma guerra da direita contra a esquerda e vão vencer porque já tiveram provas mais do que suficientes deste povo que já perdeu tanto e nunca reagiu.
  • Dr Xico
    24 mai, 2016 Lisboa 17:12
    Limpem a porcaria que está infiltrada nos portos de Portugal que tem levado à ruina milhares de empresas bem como a credibilidade de toda uma economia. JÁ BASTE DESTE MALANDROS SUGAREM OS NOSSOS IMPOSTOS....RUAAAAAA METAM QUEM QUER TRABALHAR E ACABEM COM AS FAMILIAS AÍ
  • F Soares
    24 mai, 2016 A da Gorda 16:04
    Acho muito bem.... Ninguém deverá ser estivador sem autorização da Ordem dos Estivadores
  • CAMINHANTE
    24 mai, 2016 LISBOA 15:49
    Os senhores Estivadores do Porto de Lisboa há muito que ultrapassaram os limites da decência. Estão a prejudicar gravemente o País, com exigências absurdas, controleiras e "mafiosas" Infelizmente neste País só se é forte com os fracos, ou seja aqueles que não têm qualquer poder reivindicativo. Não questiono os direitos de quem trabalha, coisa que não é o que defendem os senhores Estivadores.
  • José Gonçalves
    24 mai, 2016 Freixo de Espada á Cinta 15:32
    Respondendo ao macharrão DON_JUAN, convença essa corja a fazer o que você diz, é que os burros zurram muito.
  • Joaquim Santos
    24 mai, 2016 Mirandela 15:31
    Não querem trabalhar é favor dar o lugar a outros que querem e sem prejudicar tanto o pobre PORTUGAL.
  • tuga
    24 mai, 2016 tugal 15:15
    não podem pagar salários mas já podem pagar indemnizações??
  • tuga
    24 mai, 2016 tugal 15:10
    Simples, implementem um sistema de escoamento dos contentores automático por vagões, muitos navios de hoje em dia já trazem gruas!
  • luis manuel de jesus
    24 mai, 2016 cantanhede 15:02
    é despedir todos... é só gente a mamar num sistema que deveria estar a bombar a 150%.. lamentável...

Destaques V+