Tempo
|
A+ / A-

Grécia espera luz verde para nova tranche de assistência financeira

24 mai, 2016 - 11:51

Governo liderado pelo Syriza aprovou o aumento dos impostos indirectos, incluindo o IVA. Bruxelas optimista num acordo com a Grécia na reunião do Eurogrupo desta terça-feira.

A+ / A-

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão discutir esta terça-feira, em Bruxelas, a primeira avaliação do terceiro programa de assistência à Grécia, podendo dar finalmente luz verde ao desembolso de uma nova tranche do empréstimo de entre nove a 11 mil milhões de euros.

A reunião do Eurogrupo, na qual Portugal estará representado pelo ministro das Finanças, Mário Centeno, tem lugar dois dias depois de o parlamento grego ter aprovado, no domingo, medidas de austeridade exigidas pelos credores para a concessão de uma nova parcela do terceiro programa de resgate ao país, negociado em 2015.

O projecto aprovado pela coligação governamental liderada pelo Syriza prevê um mecanismo de correcção automática em caso de derrapagem orçamental e medidas suplementares para acelerar as privatizações e aumentar os impostos indirectos, incluindo o IVA, com o Estado a pretender recolher 1.800 milhões de euros por ano.

O primeiro-ministro Alexis Tsipras comentou na ocasião que "os parceiros europeus recebem a mensagem de que a Grécia respeita os seus compromissos, e agora eles devem demonstrar que respeitam os seus", numa alusão às eventuais negociações sobre o alívio da dívida grega.

Já na segunda-feira, tanto o comissário dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, como o governo alemão, através do ministério das Finanças, manifestaram-se optimistas quanto a um acordo na reunião desta terça-feira em Bruxelas, depois do pacote de medidas aprovado pela Grécia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+