Tempo
|
A+ / A-

​Moody’s pessimista. Economia portuguesa cresce menos e défice será de 3%

24 mai, 2016 - 10:31

Agência de rating diz que a vigilância apertada de Bruxelas garante, ainda assim, alguma tranquilidade.

A+ / A-

A agência de rating Moody’s estima que Portugal alcance, em 2016, um défice de 3%, acima das previsões do Governo de 2,2%.

Num documento de análise publicado no site e enviado aos clientes, a agência de rating olha com desconfiança para as previsões de crescimento económico em Portugal

A Moody’s culpa a economia, que está a crescer a um ritmo mais lento que nos restantes países da periferia, nomeadamente Espanha, assim como o pesado fardo da dívida, quer pública, quer privada.

"O crescimento económico não vai dar grande apoio à consolidação orçamental planeada e à redução do elevado rácio de dívida pública", lê-se na nota.

Para além disso, acrescenta a agência, a necessidade de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos tornam irrealista a meta de 2, 2% do défice.

A agência de rating diz, no entanto, que fica mais tranquila perante a vigilância apertada de Bruxelas e a obrigação de Lisboa ter um “plano B”.

A Moody’s, que este mês manteve o "rating" de Portugal em Ba2, com uma perspectiva "estável", sublinha que o crescimento permanece moderado depois de anos de reformas estruturais, "que não estão a mostrar resultados na forma de uma economia mais resistente e mais forte".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    01 jun, 2016 Beja 14:27
    3%? Na mouche! Até é mesmo isso o que nos foi pedido. Costa não mexas mais que está de boa medida.
  • Pois! Pois!
    24 mai, 2016 Pt 11:52
    São sempre os mesmos arautos das desgraças!...Para estes assenta que nem uma luva a frase "prognosticos só no fim do jogo"...Já estamos habituados e fartos de os ouvir!

Destaques V+