Tempo
|
A+ / A-

Marcelo vai informar-se sobre despedimento colectivo no porto de Lisboa

24 mai, 2016 - 01:45

Presidente da República destaca importância dos portos para a economia portuguesa.

A+ / A-

O Presidente da República realça a importância dos portos para as exportações portuguesas e disse que se vai informar sobre o anunciado despedimento colectivo no porto de Lisboa.

"Eu tenho à minha espera informação sobre essa matéria que, como sabem, segue-se a uma greve de estivadores e agora à hipótese de realização de uma greve de trabalhadores portuários. Mas não tenho a informação ainda na minha mão. Eu vou ver o que se passa", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, em resposta aos jornalistas.

No final de uma visita ao Conservatório Nacional, em Lisboa, o chefe de Estado referiu que "isto é um processo longo, que não é de agora", e realçou a importância dos portos: "É um processo naturalmente importante, porque nós exportamos através dos portos muitíssimo e uma das prioridades da economia portuguesa é a exportação".

"Mas eu não queria avançar mais sobre isto", acrescentou.

Os operadores do porto de Lisboa anunciaram esta segunda-feira que vão avançar com um despedimento colectivo por redução da actividade, depois de o Sindicato dos Estivadores ter recusado, na sexta-feira, uma nova proposta para um novo contrato colectivo de trabalho.

"Chegámos ao limite. Há mais de um mês que o porto de Lisboa está completamente parado. Vamos avançar para um despedimento colectivo, porque temos que redimensionar por não termos trabalho", afirmou Morais Rocha, presidente da Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL).

Em declarações à Lusa, Morais Rocha explicou que os operadores do porto de Lisboa avançaram hoje com os trâmites para um despedimento colectivo, que disse ser fácil de fundamentar, tendo em conta que "o porto de Lisboa está completamente parado".

O responsável da Liscont recusou adiantar quantos dos 320 estivadores serão abrangidos pelo despedimento colectivo, adiantando que a análise terá que ser feita "secção a secção".

A decisão do recurso ao despedimento colectivo foi tomada depois de, na sexta-feira, o Sindicato dos Estivadores, em greve desde 20 de Abril, ter recusado a proposta de acordo de paz social e para a celebração de um novo contrato colectivo de trabalho para o trabalho portuário no porto de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+