Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Vitória: "Não gostei do tom de Jorge Jesus, mas estava preparado"

24 mai, 2016 - 10:30 • João Fonseca

O treinador do Benfica, em entrevista exclusiva a Bola Branca, aborda os temas quentes da temporada, como a guerra com o técnico dos leões e a desconfiança dos adeptos no início da temporada.

A+ / A-
Rui Vitória não gostou do tom de Jesus
Rui Vitória não gostou do tom de Jesus

Veja também:


Rui Vitória não gostou do ataque de Jorge Jesus, dos que se colocaram ao lado do treinador do Sporting e ainda dos que desconfiaram da sua capacidade para treinar o Benfica.

Em entrevista exclusiva a Bola Branca, o treinador dos encarnados afirmou não ter gostado do "tom" utilizado pelo homólogo leonino e esclarece o telefonema efectuado ao presidente da associação de classe, José Pereira, que publicamente criticou ambos.

"Não gostei do tom com que as coisas foram ditas, mas estava preparado para este tipo de situações. Nestas alturas a ferida que podia haver no Benfica era o treinador e por aí é que se podia entrar para se baixar a capacidade do Benfica. Não me revejo, não gosto, mas não foi algo que me tivesse perturbado", afirmou o treinador campeão nacional esta época.

No entanto, assinala que o seu comportamento e o de Jorge Jesus, na tensão pública patente nas conferências de imprensa, foram bem diferentes. Nesse sentido, não gostou nada da forma como o presidente da Associação de Treinadores abordou o assunto: "Não aceitei, porque as coisas não eram iguais. Disse ao presidente que não era nenhuma criança, que era um treinador e uma pessoa que preza determinados princípios e que não me metesse no mesmo nível".

"Não aceito, porque não estávamos a falar no mesmo registo. Somos pessoas diferentes. Se eu tivesse o mesmo tipo de linguagem tudo bem, mas não tive, não aceitei", acrescenta.

Vitória recorda quem não acreditava

O treinador benfiquista, em jeito de balanço da sua primeira época no Benfica, não esquece aqueles que duvidaram das suas capacidades. Vitória considera que houve "uma tentativa de denegrir" a sua imagem. Havia pessoas, argumenta, que falavam porque "o rio estava a ir num sentido" e todos quiseram segui-lo.

Rui Vitória lembra ainda o "ai Jesus", só porque os encarnados estavam a sete pontos da liderança, havendo mesmo quem afirmasse que o campeonato estava perdido.

"Afinal tudo virou e muita gente teve que se lembrar do que disse. Não sei se estão arrependidos, não me importa, mas que sirva de exemplo", diz Rui Vitória, num discurso para algumas das vozes do universo benfiquista que se levantaram contra a aposta de Luís Filipe Vieira na sua contratação.

Rui Vitória, de 46 anos, conquistou o seu primeiro título de campeão nacional, esta temporada, no Benfica. No currículo, passou ainda a ostentar uma Taça da Liga. Tinha já uma Taça de Portugal, ganha ao serviço do Vitória de Guimarães e um título de campeão da II Divisão, pelo Fátima. O treinador começou a carreira no Vilfranquense. Até chegar ao Benfica, passou pelos juniores da formação encarnada, pelo Fátima, pelo Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.

Jorge Jesus vs Rui Vitória. Quem ri por último?
Jorge Jesus vs Rui Vitória. O filme de uma época
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Laranjeira
    25 mai, 2016 Lisboa 22:07
    Desmentir lampiões é dar pérolas a porcos. Desde quando é que o que o Mr Burns diz merece qualquer desmentido? O Sporting não tem os vícios do beifica. A tua comprensão é um bocadinho lenta. Eu volto a explicar. Os corruptos do Sporting, Godinho e Pereira Cristóvão, que mesmo assim em matéria de corrupção não chegaram aos calcanhares do Vieira, foram expulsos do Sporting. Vocês, ao saborearem vitórias obtidas de forma corrupta, são cumplíces dos vossos dirigentes. E quando o beifica pagar por isso, ninguém vai estar acima do chafurdo, porque todos se lambuzaram nele. Um dia vocês lamentar terem querido tanto ganhar este campeonato ao Sporting, e eu que veja.
  • Alberto Martins
    25 mai, 2016 Lisboa 15:05
    És tão inácio ó laranjeira... A mala não é verde...ainda estamos á espera que o sporting e o bruno carvalho metam processo em tribunal para desmentir a mala verde. em relação ao vice-presidente do sporting paulo pereira cristovão que exerceu coacção sobre 196 árbitros e não apenas 184, lembra-te que o Boavista desceu á 2ª liga por ter coagido UM. A denúncia que partiu de dentro do sporting é uma aventura digna de um puto. O vice-presidente do sporting paulo pereria cristovão mandou um colaborador ir á Madeira depositar 2000 euros na conta do cardinal não para o subornar mas para o coagir. E conseguiu porque o cardinal foi afastado do jogo Maritimo - sporting. Para ter mais sucesso foi o próprio vice-presidente do sporting paulo pereira cristovão a denunciar os 2000 euros ao godinho como se não tivesse nada a ver com o assunto (cá por mim o presidente do sporting também estava metido) e este fez denuncia á PJ. Azar do vice-presidente paulo pereira crsitovão...a PJ foi á Madeira e apanhou nas imagens das camaras de vigilância do Banco o funcionario do cristovão a fazer o depósito. "O Pereira Cristóvão foi apanhado porque houve uma denúncia que partiu de dentro do Sporting." Meia verdade não é laranjeira? O cristovão e o godinho terem-se demitido e já não serem sócios são "pineres". Á data da prática dos factos godinho era presidente do Sporting e cristovão era vice-presidente do sporting. O Benfica também expulsou vale azevedo de sócio. O que é que isso ou o vieira têm a ver?
  • Laranjeira
    25 mai, 2016 Lisboa 09:22
    "Com a mala verde a oferecer milhares de euros e jogadores emprestados a quem tirasse pontos ao Benfica." HAHAHAHA Mala só há uma, a vermelha e mais nenhuma. Vocês são muito fraquinhos.
  • Laranjeira
    25 mai, 2016 Lisboa 09:20
    "E os dados fiscais de 184 arbitros e fiscais de linha que chegaram a alvalade, foi o Benfica que para lá os enviou ?" O Pereira Cristóvão foi apanhado porque houve uma denúncia que partiu de dentro do Sporting. A direcção do Godinho Lopes foi demitida pelos sócios e ambos foram expulsos de sócios do Sporting. A direcção de Bruno de Carvalho colocou Godinho Lopes em tribunal. No beifica, o Luís Filipe Vieira é águia de ouro. Arranja outra.
  • Laranjeira
    25 mai, 2016 Lisboa 09:16
    Deus queira que o Chorão fique no beifica por muitos anos! Vivó triladrão!
  • rosinda
    25 mai, 2016 palmela 00:40
    Eu ja assisti a um concerto do bonga aqui em pegoes mas hoje vao ficar os dois a falar sozinhos nao tenho vagar nem paciencia para os aturar!
  • Treinador de Bancada
    24 mai, 2016 portugal 18:26
    Tal como imensos benfiquistas fui dos que a determinada altura dava o título como perdido! A equipa ia ganhando mas joga mal, jogadores pareciam perdidos em campo, os 8 não faziam nada, os extremos corriam e mais nada, a táctica parecia, defender, defender, passar a bola para trás e para o lado, enfim... O presidente LFV chegou a lembrar que a "mudança de paradigma" não era sinónimo de menos exigência nem menor ambição. Disse também que que só quem não toma decisões é que não erra. Por sinal também não estava estava lá muito contente com o andar da carruagem! Certo é que RV aposto em Renato Sanches e a equipa melhorou imenso, mais tarde surge Pizzi em bom plano no lado direito e a equipa melhorou ainda mais! Não podemos esquecer a pré-época, nem da saída de jogadores, nem das lesões (sem Gaitán e Sálvio JJ ficou a mais de 10 pontos do porto!!!). Apesar da melhoria da equipa o mais determinante para a conquista do título foi a quebra dos adversários que iam à frente! Dos 12 pontos nos confrontos com porto e sporting, o Benfica só conquistou 3!!! Daí não devermos embandeirar em arco este título. Foi ganho Com muito trabalho mas por demérito de que perdeu pontos depois de uma boa vantagem. Há que rectificar erros do passado e não perder tantos pontos para os rivais. Defensivamente ninguém foi melhor que o Benfica! Ainda assim RV está de parabéns!
  • Judite Gonçalves
    24 mai, 2016 Barreiro 16:40
    Nem sempre quem mais fala é quem mais trabalha. Neste caso contra tudo e contra quase todos Rui Vitória e a sua Equipa são os campeões e ganharam também a Taça da Liga. Pena que metade desta grande equipa esteja de saída. Se o Rui Vitória ficar vai construir novamente outra boa equipa, apesar de não ser fácil. Uma equipa também campeã é a equipa desportiva da RR, que traz até nós tudo o que se vai passando no mundo do futebol.
  • Antonio baeta
    24 mai, 2016 Vila Franca de Xira Portugal 16:05
    Para o Joao Leitao tal como o j.j. são tão baixos que nem merecem comentários, para o Rui Vitória no trabalho, grande lição de vida, na vida Grande Demais.
  • Alberto Martins
    24 mai, 2016 Lisboa 15:45
    Acima de tudo hilariante são os comentários dos seguidores do carvalho. Falam de arbitragens...o sporting foi esta época a equipa mais favorecida pela arbitragem...desde jogadores a lançarem a bola dentro de campo a defesas a placarem adversários dentro da área penalties perdoados, só no Estoril foram 2... Foi a equipa que manobrou nos bastidores desde ilibar o slimani da agressão á cotovelada porque o adversário não se sentiu ofendido(?) e que levou meses a decidir pela namorada do assessor da SAD do sporting que decide na liga a uma pressão constante sobre os árbitros, os dirigentes e jogadores doutros clubes quando eram adversários do Benfica. Andaram nos bastidores a insultar, a difamar pessoas sem qualquer castigo por parte da liga. E acabaram as últimas jornadas do campeonato...á sporting. Com jogo sujo. Com a mala verde a oferecer milhares de euros e jogadores emprestados a quem tirasse pontos ao Benfica. Para quem não sabe os regulamentos da liga proibem que se dê incentivos. No sporting existe uma cultura de permanente "calimerisse" de quem não chora não mama. Não respeitam os adversários e tudo serve para ganharem. A tudo recorrem desde manobras de bastidores a jogadas sujas de insulto e difamação. Já agora...bruno carvalho já colocou em tribunal o Gabriel e o Guerra que desmascararam a mala verde na televisão? Pois é...não convém ir a tribunal porque então é que se confirmava tudo...e o sporting do carvalho tem medo.

Destaques V+