Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 15 mil pessoas vítimas de tráfico de seres humanos

19 mai, 2016 - 23:08

O relatório é da Comissão Europeia e diz respeito aos anos 2013-2014.

A+ / A-

Aumentou o número de crianças apanhadas as redes de tráfico de seres humanos, segundo o relatório da Comissão Europeia que identifica os desafios nesta matéria.

Ao todo, neste relatório de 2013-2014, estão registados 15.846 homens, mulheres, raparigas e rapazes, vítimas de tráfico de seres humanos, mas admite-se que, tendo em conta a complexidade do fenómeno, o número real possa ser muito maior.

O relatório diz que o tráfico para exploração sexual continua a ser o mais comum (67% das vítimas), depois o tráfico para exploração laboral (21% das vítimas).

A maior parte são mulheres (76%), 15% crianças.

Aliás, o relatório identifica um aumento acentuado de crianças vítimas de traficantes de seres-humanos e há também mais vítimas com deficiência e vítimas de etnia cigana. Por outro lado, há uma relação entre estas redes criminosas e o contexto da actual crise de migração, assim como o aumento da utilização da internet e das novas tecnologias para o recrutamento de vítimas.

O relatório diz que 65% das vítimas são cidadãos da União Europeia sobretudo da Bulgária, Hungria, Holanda, Polónia e Roménia.

De fora estão identificados como países de origem das vítimas: Albânia, China, Marrocos, Nigéria e Vietnam.

A Comissão Europeia reforça a necessidade dos Estados-membros implementarem a directiva contra o tráfico de seres humanos, para aumentar a investigação e acções penais contra os autores, e garantir maior protecção das vítimas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+