Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado Islâmico transforma mais uma cidade no inferno

18 mai, 2016 - 14:00

A cidade de Sirte, na Líbia, foi ocupada pelo grupo terrorista há quase um ano e desde então replicou os métodos que já tinham chocado o mundo na Síria e no Iraque.

A+ / A-

Dezenas de pessoas terão sido executadas por alegada prática de bruxaria na cidade líbia de Sirte por membros do Estado Islâmico, segundo um relatório da Human Rights Watch (HRW).

O relatório, chamado “A vida sob o ISIS em Sirte”, detalha vários casos e testemunhos de atrocidades cometidas pelo grupo, que ocupou a cidade em Junho de 2015, aproveitando o caos e o vazio de poder no país desde a queda do regime de Khadaffi.

Segundo a HRW pelo menos 49 pessoas foram executadas em público desde Fevereiro do ano passado. O grupo abriu três novas prisões na cidade e tem torturado e assediado pessoas acusadas de não cumprir a sua versão rigorosa da lei islâmica, pilhado casas e negócios, roubado terrenos agrícolas e encerrado lojas que vendiam artigos considerados demasiado ocidentais.

“A vida em Sirte é intolerável. Toda a gente vive com medo. Estão a matar pessoas inocentes. Não há nada nas lojas, os hospitais não têm médicos nem enfermeiros, não há medicamentos. Há espiões em todas as ruas. A maioria das pessoas fugiu, mas nós ficámos encurralados. Não temos dinheiro suficiente para fugir”, lamenta Ahlam, de 30 anos, citado no relatório.

O grupo pede a intervenção da comunidade internacional, referindo que enquanto já estão a ser tomadas medidas na Síria, o Estado Islâmico está a cometer atrocidades de forma impune na Líbia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • celso
    19 mai, 2016 bage 15:15
    cade os russos que iam resolver o problema da siria em pouco tempo, ninguem fala mais neles, somente nos americanos
  • Francisco Rodrigues
    18 mai, 2016 Lisboa 16:34
    E o OBAMA COMANDANTE da maior potência militar do planeta ASSISTE DE BRAÇOS CRUZADOS Tal como no Iraque e síria É culpado por omissão e cumplicidade Das atrocidades e genocidios praticados por esses carniceiros islâmicos
  • Paulo
    18 mai, 2016 Olhão 15:25
    Pax americana!

Destaques V+