Tempo
|
A+ / A-

Bancos não querem ver taxas Euribor negativas reflectidas no crédito à habitação

17 mai, 2016 - 17:30

"Representariam um agravamento de encargos para os bancos e ameaçariam seriamente a estabilidade do sector", diz o presidente da Associação Portuguesa de Bancos.

A+ / A-

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) está contra mexidas na lei sobre as taxas Euribor negativas e avisa que qualquer alteração pode pôr em causa a solidez da banca.

Os partidos de esquerda querem fazer reflectir nos créditos à habitação o valor negativo das taxas usadas nos créditos à habitação.

A proposta ainda está a ser trabalhada, não havendo texto final, mas o presidente da Associação Portuguesa de Bancos, Fernando Faria de Oliveira, avisa desde já para as consequências.

“As iniciativas legislativas relativas ao sector bancário que se encontram em discussão na Assembleia da República são exemplo óbvio do caminho que não pode ser seguido se queremos ter sucesso na recuperação da rentabilidade e no reforço da solidez da banca”, afirmou, esta terça-feira, Faria de Oliveira.

“Num quadro complexo de elevada pressão sobre o sector, além de ferirem princípios fundamentais da economia de mercado, da livre concorrência e da liberdade contratual, tais medidas, se aprovadas, representariam um agravamento de encargos para os bancos e ameaçariam seriamente a estabilidade do sector. Tem de haver uma justa ponderação entre a componente prudencial e a defesa de grupos de consumidores, sob pena de se afectar todo o país”, concluiu.

Os avisos do presidente da APB foram feitos durante a conferência “Presente e Futuro do Sistema Bancário”, que decorre em Lisboa, e vão no mesmo sentido da opinião do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, expressa em Abril deste ano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando (El Rich)
    17 mai, 2016 Qta da Marinha 18:43
    É muito urgente reduzir (cortar) para metade ou mais, os ordenadões, as pensões chorudas, e as mordomias mil, destes corujas ricos e outros doutores que estão à frente dos bankos! A banka Portuguesa só resolve os seus problemas quando passar a haver só dois bankos, um público e outro privado, disse!
  • desiderio
    17 mai, 2016 sagres 17:51
    Não são os Bancos são os "queridos" banqueiros.Sabem quanto ganha o Stock da Cunha por estar num banco que não vale nada? 350.000 euros por mês.É escandaloso!!!

Destaques V+