Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Malparado. Banco de Portugal defende banco mau “à italiana"

17 mai, 2016 - 10:57

Governador aponta as falsas informações das instituições financeiras e a informação incompleta dada ao supervisor e aos clientes como origem dos problemas da banca portuguesa.

A+ / A-

O Banco de Portugal defende uma solução de banco mau “à italiana” para resolver o problema do malparado na banca nacional. O governador Carlos Costa considera que os bancos precisam de limpar os activos que pesam no balanço, e que não dão folga, para financiar a economia.

“O mecanismo tentado na Itália, chamado Atlanta, não é senão um protótipo daquilo que nós necessitamos ao nível de sistema. Os italianos, aliás, estão confrontados com um problema de sistema idêntico ao nosso, como estão confrontados os países do Sul da Europa. E estão confrontados e não se consegue resolver banco a banco, porque para tal cria-se um problema de ajuda pública ou de encontrar investidores para o efeito”, defendeu na conferência da Associação Portuguesa de Bancos, esta terça-feira, em Lisboa.

Para seguir o esquema italiano, será necessária também flexibilidade por parte de Bruxelas na aplicação das apertadas regras para a banca.

“É necessário que, tal como aconteceu em 2008 e 2009, haja um ‘waiver’ – isto é uma isenção – das políticas de ajudas públicas da União Europeia, que permita intervir neste campo sem encostar os bancos a um mecanismo extremamente perigoso, que é o da directiva de resolução”, apontou o governador.

Carlos Costa afirmou ainda que os problemas actuais da banca portuguesa também resultaram de falsas informações das instituições financeiras e de informação incompleta dada ao supervisor e aos clientes.

“Sistemas financeiros com informação viciada, são sistemas financeiros que caminham para o abismo”, sentenciou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Centeno
    17 mai, 2016 Cascais 18:39
    Eu defendo cortes "cegos" nos administradores, gestores, e outros doutores! É urgente cortar nos ordenadões, nas pensões chorudas, e nas mordomias mil, esse é que é o problema. Façam isto e resolvem os problemas quase todos!
  • Carlos Gonçalves
    17 mai, 2016 Almada 15:01
    Ainda estou por saber, o que faz este " Governador " ? Ainda não teve LATA para se demitir ? O que falta ? Ah.. o Tacho, é muito em euros. Todos os Bancos que originaram falência, ainda não se viu um RÉU, um ARGUIDO . BPN,BPP,BCP,BANIF,BES e outro que está prestes a estoirar, o Montepio . Pouco falta.
  • Fernando
    17 mai, 2016 Porto 12:25
    O problema está na própria banca, embora haja outras causas. Não se compreende os salários a partir de gestor e mordomias que os mesmos têm. Foi para o NOVO BANCO um senhor ganha 30 000,00 euros mês e por aí fora. Isto tem que acabar, depois chamam o ZE POVO para pagar.
  • António dos Santos
    17 mai, 2016 Coimbra 11:35
    A desculpa dada é de um cobarde e incompetente. Pois a culpa é na integra do Governador do Banco de Portugal. O Governador do Banco de Portugal não demonstrou competência e responsabilidade na direcção dos serviços de inspecção. Se tivesse um pouco de vergonha, já se tinha demitido.
  • 17 mai, 2016 11:34
    então e o supervisor não term formas de detectar as falsidades e lacunas? tslvez o supervisor nunca tenha ouvido falar de auditoria, de fiscalização aleatória, de investigar rumores...será que não tem capacidade para a responsabilidade?
  • 17 mai, 2016 LISBOA 11:24
    QUEM PAGA?? O POVO CLARO!!!! UM DESGAÇADO VÊ TUDO PENHORADO POR TOSTÕES!!!!! QUEM GAMOU MILHARES DE MILHÕES??? NÃO TEM BENS??? NÃO TEM DINHEIRO???? VOTEM NESTA GAJOS VOTEM!! SÃO TODOS IGUAIS, ESQUERDA, CENTRO, DIREITA, PONTAS, TUDO IGUAL!!!!!

Destaques V+