Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Morais Sarmento. "PS não oferece nenhuma mudança estrutural do país nos próximos quatro anos"

17 mai, 2016 - 01:04 • José Pedro Frazão

O comentador social-democrata acusa António Costa de fazer uma gestão táctica da administração pública, sem vontade de mudar estruturalmente a Administração Pública. Em resposta, o socialista Vitalino Canas responde que o PS quer no essencial tornar o Estado mais eficiente.

A+ / A-
Morais Sarmento. "PS não oferece nenhuma mudança estrutural do país nos próximos quatro anos"
Morais Sarmento. "PS não oferece nenhuma mudança estrutural do país nos próximos quatro anos"

Veja também:


O antigo ministro do PSD Nuno Morais Sarmento denuncia a falta de "vontade" do Governo PS para mudar "estruturalmente" o país e associa esse comportamento a fragilidades nos parâmetros macroeconómicos.

“Olhamos para aquele Programa Nacional de Reformas e qual é a mudança estrutural que o PS oferece ao país para os próximos quatro anos? Na minha opinião, nenhuma. Essa desconfiança para o futuro está na origem, seguramente, da quebra absoluta de investimento estrangeiro em Portugal, do congelamento no tempo de qualquer projecto mais significativo que envolvesse financiamento a Portugal”, acusa o antigo dirigente social-democrata no programa "Falar Claro" da Renascença.

No debate político desta semana, o socialista Vitalino Canas defendeu uma estratégia a favor da eficiência da actual estrutura da administração pública, como parte integrante de uma reforma do estado proposta pelo PS.

“O que é mais eficaz, eficiente e, se calhar, mais rentável para as pessoas? Pegar numa estrutura que nós temos, já profissionalizada, capaz e pô-la a funcionar melhor ou é desestruturar isso tudo e entregar aos privados? Nós achamos que é pegar na estrutura que temos e pô-la a funcionar melhor", contrapõe o antigo secretário de Estado.

Vitalino Canas exalta o papel da actual ministra da Modernização Administrativa na reforma do Estado. "O Simplex é uma parte integrante e importante da reforma do Estado”, insiste o comentador socialista para resposta imediata de Morais Sarmento. " Para eles [o Simplex] é tudo. Talvez no tempo dos nossos filhos consigamos cumprir o défice e coisas dessas", responde o social-democrata.

Nuno Morais Sarmento acusa António Costa de gerir o Estado "como ele está" de uma forma meramente táctica.

"Agora, se o Estado está a fazer o que deve ou não deve, se está nas funções certas ou erradas, isso já é uma conversa que não interessa. Isso é que é mudar estruturalmente, o resto é gerir tacticamente", denuncia Sarmento para quem o actual primeiro-ministro "não consegue ter uma consistência que lhe permita ir mais longe", mas igualmente não demonstra uma "vontade de mudar estruturalmente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Este PSD
    18 mai, 2016 pt 17:02
    Está a precisar de ir ao oftalmologista!...mudar de lentes!
  • fanã
    17 mai, 2016 aveiro 19:47
    Sr .Morais Sarnento , o PAF também não e o Sr. muito menos !
  • zaratrusta
    17 mai, 2016 alcains 09:57
    Sarmento, jumento amigo, o povo pafalhoso está contigo. Insiste rapaz, insiste, persiste, o sonho comanda a vida. Um dia, talvez possas substituir um tal maCães, um tal lomba de suino e por aí fora. Ficas na lista, o messias pafalhoso tecnoformático de Massamá,não irá esquecer-te. Ele continua a imaginar-se o 1º que deixou de ser, e jamais voltará ser.Na actual tertúlia psd, o rebuliço de bastidores é imenso, virá a público mais cedo que tarde. Foram 3 mil que ficaram sem tacho.Aguardam pelo momento certo para correr com o tecnoformático "trapassos".Está bem posicionado Sarmento. insiste, persiste, chega-te á frente, ousa derrubar o messias. Vamos coragem homem.
  • Joao
    17 mai, 2016 Lisboa 09:37
    Por acaso, o PSD esteve muito o ocupado a arranjar maneira de pagar a divida e pôr na rua a troika. O PS está a destruir todo o esfoço dos Portuenses na anterior legislativa. E não paga o que deve nem repõe ordenados, ou, pelo menos, não vi nada..
  • Luis
    17 mai, 2016 Lisboa 07:51
    Só neste País à beira mar encalhado é que se tem que levar com as idiotices destes hibridos inqualificáveis. Agem como autênticos comissarios politicos sem o minimo de repudio e tentam fazer ver que são comentadores politicos. Só que à medida que comentam vão tropeçando em novos e melhores tachos. Daí persistir a duvida se são comentadores politicos, politicos comentadores, politicos arredados da poltica, politicos à procura de novos tachos ou tudo e mais alguma coisa. Que são todos demasiadamente tendenciosos ao comentar só não vê quem não quer. Seria interessante saber deste senhor quais foram as grandes reformas feitas pelo governo anterior nos ultimos quatro anos. Ou para ele reformas também são cortes como defende o seu partido. Concerteza que sim e ele não pode ter outra opinião pois um novo e grande tacho, no partido, faz parte das suas ambições. E nós a ter que ouvirto todas estas idiotices só porque o senhor pensa que somos todos tótós.

Destaques V+