Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

TTIP. Consultora estima impacto positivo na economia portuguesa

14 mai, 2016 - 11:07

O tratado transatlântico para o comércio pressupõe limitações de direitos alfandegários, o que levou o primeiro-ministro a afirmar estar disponível para debater o assunto.

A+ / A-

O PIB e os salários portugueses vão aumentar em 0,4% com a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP), segundo a mais recente projecção macroeconómica divulgado na sexta-feira.

Caso se aplique o tratado até 2030, é este o impacto que a consultora holandesa Ecorys prevê para a economia portuguesa: 0,01% abaixo do aumento esperado no PIB da União Europeia.

O TTIP pressupõe limitações de direitos alfandegários entre os Estados Unidos e a Zona Euro, o que levou o primeiro-ministro, António Costa, no debate quinzenal, a afirmar que está disponível para debater o assunto no Parlamento.

O primeiro-ministro referiu que a Comissão Europeia não pode aceitar que se ponham em causa sectores como saúde pública e ambiente. O mercado do vinho e do azeite pode ganhar com o TTIP, mas o do processado de tomate poderá ser prejudicado, lembrou o líder do executivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Plataforma NTT
    18 mai, 2016 Lisboa 03:55
    Vinho? Os factos falam por si! "Atualmente, o estado da Califórnia conta com cerca de 225.000 hectares de parreirais plantados, isso gera uma produção que corresponde por quase 90% da produção total de vinhos nos Estados Unidos. Se a Califórnia fosse um país, ela seria no contexto internacional o quarto maior produtor mundial de vinhos, ficando à frente de países como Espanha, Alemanha, Argentina, Chile e Austrália." - http://mauoscar.com/2010/09/13/vinhos-napa-valley/ - https://www.clubedosvinhos.com.br/california-o-paraiso-dos-vinhos-no-novo-mundo/
  • Plataforma NTT
    18 mai, 2016 Lisboa 03:21
    Como se continua a encher os tablóides e a condicionar os media aos documentos secretos do TTIP, quando o CETA foi dado por concluído a 29 de Fevereiro do corrente ano, o seu texto está disponivel, mas ninguém fala dele, ainda que os Canadianos nos tenham alertado para o caminho que ele nos leva(1)? Por que será? ""Os Europeus devem igualmente lembrar-se que o ministro canadiano do Comércio internacional Ed Fast afirmou publicamente que o CETA era um negócio fechado. Isto significa que o acordo final compreenderá as disposições de regulamentação dos diferendos entre investidores e Estados intimamente conhecidas e tão temidas pelos Canadianos. Depois da sua adopção pelo Parlamento, nada mais poderá impedir as sociedades americanas de se registarem no Canadá e de intentarem as suas temíveis acções a partir daqui. Para bloquear o TTIP, é preciso primeiro, bloquear o CETA. (...) Dos dois lados do Atlântico, os decisores gabam os méritos do acordo retomando os estereótipos positivos do outro. No Canadá, os Europeus são vistos como sendo aliados exigentes, respeitosos do ambiente, que não nos querem nenhum mal. O CETA contrariamente ao TTIP, passou despercebido porque contrariamente aos Americanos, os Canadianos parecem inofensivos, pequenos e impotentes." Urge promover o debate público. Comece-se na casa que deveria ser exemplo de democracia, a Assembleia da República. Por favor, por todos nós. informem-se, ajudem a esclarecer os cidadãos, divulguem e assinem a petição (2) (1) https://www.nao-ao-ttip.pt/o-canada-carta-do-canada-a-uniao-europeia/ (2) http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT80877 Mais informação: https://www.nao-ao-ttip.pt/?s=Ceta
  • ToMa
    14 mai, 2016 Seixal 14:41
    Ou seja vamos beneficiar pouco mas vamos perder muito na qualidade alimentar.
  • Fr
    14 mai, 2016 Portugal 13:42
    lol aumentar 0.4% e arriscar a apanhar cancro nao me parece nada bom negócio

Destaques V+