Tempo
|
A+ / A-

Pacheco Pereira: “Saber pensar de forma racional faz muita falta na sociedade contemporânea”

14 mai, 2016 - 00:16 • Maria João Costa

As ameaças à leitura e a influência da língua portuguesa foram temas abordados por José Pacheco Pereira no “Ensaio Geral” da Renascença, que contou com a presença de Fernando Rocha, o vereador da cultura de Matosinhos, a cidade que acolhe até domingo a 10ª edição do Festival Literatura em Viagem.

A+ / A-

“Há um défice de leitura em Portugal”, diz José Pacheco Pereira, que fala com a propriedade de quem tem “cinco quilómetros de estante” e herdou do pai, avô e bisavô uma vasta biblioteca à qual deu continuidade.

Na edição desta semana do programa “Ensaio Geral”, à margem do LeV – o Festival Literatura em Viagem, em Matosinhos, o historiador e ensaísta confessa que “não é comum uma biblioteca de família durar tanto tempo”.

Embora não se assuma como um “bibliófilo”, como os seus antecessores, Pacheco Pereira considera que há hoje “dois problemas com a leitura”. Na identificação desses factores de défice de leitura, o escritor diz que “um deles é português e tem a ver com muitos indicadores culturais em que temos um atraso significativo em relação a outros povos da Europa e tem a ver com tradições culturais”.

Depois, acrescenta, há hoje “um problema novo que é a mudança de hábitos e comportamentos e que tem a ver, nos mais novos, com uma educação que é feita em grande parte por imagens em movimento e pela interacção com essas imagens”.

Pacheco Pereira vai mais longe e diz que, actualmente, “as pessoas não são formadas para terem um tempo lento. E o tempo da leitura é um tempo lento e silencioso. O mundo de hoje está feito para não ser silencioso e ter um tempo lento e isso é uma ameaça para a leitura.”

Num programa gravado na Biblioteca Florbela Espanca, o ex-eurodeputado identificou “uma crise que não é apenas do livro”, mas “em muitos aspectos também do pensamento racional. E conclui: “Saber pensar de forma lógica e racional faz muita falta na sociedade contemporânea e isso a leitura dá”.

Pacheco Pereira lembra que “há diferentes tipos de ameaça ao papel central da leitura e isso é preocupante, porque quem não lê, não domina o mundo e isso é um atavismo. Isso está também associado ao empobrecimento da linguagem e ao número de palavras em circulação.”

Presente no “Ensaio Geral” esteve também Fernando Rocha, vereador da cultura da Câmara de Matosinhos, que destacou a acção do Plano Municipal de Leitura que tem levado à cidade vários escritores. “Não temos aferido, mas achamos que há mais pessoas a ler”, afirma o vereador, que lembra que agora “os professores já preparam os alunos, os alunos têm de ler” e isso, diz Fernando Rocha, é o que pretendem com o plano.

Questionado sobre a influência da Língua Portuguesa, José Pacheco Pereira considera que “nós temos uma das grandes línguas de cultura do mundo” e, mais do que o valor económico do Português, interessa o significado cultural da língua.

Homem do Porto, Pacheco Pereira chegou a Matosinhos carregado com um saco de livros. “Comprei mais do que deveria ter comprado”, confessa, porque “não se compram quilos de livros quando se vai fazer uma viagem”.

Mas o historiador dono de uma biblioteca que tem mais de 200 mil títulos corre o risco de regressar a Lisboa com mais livros. “Vou ter a oferta de um pequeno arquivo”, diz o historiador, que vai ter de “comprar uma mala dos chineses” como “recorrentemente” faz “sempre à última da hora apesar de já trazer sacos para esses imponderáveis”.

Sobre a dinâmica cultural de Matosinhos, o vereador Fernando Rocha afirma que a cidade tem “uma necessidade de se afirmar” por estar ao lado do Porto. Embora não possa “competir directamente”, Matosinhos tem de “assumir a diferença e ser uma extensão e alternativa”.

Ainda antes do Verão está planeada a abertura da Casa do Design e do Museu da Arquitectura, até ao final do ano, indica Fernando Rocha o vereador que é o motor do LeV – o Festival Literatura em Viagem que vai na sua 10.ª edição e que até domingo leva a Matosinhos escritores como Claudio Magris, Howard Jacobson, Andrés Barba, Teolinda Gersão, Patrícia Reis, Alberto S. Santos, João Ricardo Pedro ou Clara Ferreira Alves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Oliveira
    14 mai, 2016 RIOI TINTO 12:30
    Pacheco Pereira diz e é verdade , Falta saber se engloba toda a Sociedade « Antiga e Moderna .» Visto que eu sou da Antiga e se bem me lembro no meu tempo toda a Sociedade pensava RACIONAL .Depois de 1974 , precisamente desde 2 de Maio de 1974 começou o IRRACIONAL que nos levou , ao estado que estamos IRRACIONALIDADE ABSOLUTA .
  • Francisco António
    14 mai, 2016 AMLisboa 12:16
    Pacheco Pereira a cada dia que passa está mais perspicaz ! Mantém a sua independência de opiniões e vê-se mesmo que aprendeu "muito" (?)com os seus alunos no ISCTE ! A chatice é que os seus camaradas laranjas são mais ortodoxos que os rapazes do Jerónimo !!!

Destaques V+