Tempo
|
A+ / A-

INE. Economia cresce 0,1% no 1º trimestre face ao anterior

13 mai, 2016 - 09:55

Estimativas agora conhecidas aumentam a dúvida sobre a concretização da meta estabelecida pelo Governo para um crescimento económico de 1,8% este ano.

A+ / A-

A economia portuguesa cresceu 0,1% no primeiro trimestre deste ano face ao último trimestre de 2015 e avançou 0,8% em termos homólogos.

Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e traduzem um abrandamento no primeiro trimestre – não só face aos últimos três meses de 2015, quando o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 0,2% em cadeia, como em termos homólogos, uma vez que entre Janeiro e Março do ano passado aumentou 1,7%.

De acordo com a estimativa rápida das contas nacionais, em termos homólogos (primeiro trimestre), houve uma “desaceleração das exportações de bens e serviços", devido a um “contributo mais negativo” da procura externa líquida.

Por sua vez, a procura interna "manteve um contributo positivo, próximo do verificado no trimestre anterior, observando-se um crescimento mais intenso do consumo privado”.

Este abrandamento da economia faz com que a estimativa anual de crescimento económico do Governo (1,8%) seja "pouco provável" e "muito difícil" de cumprir, de acordo com analistas contactados pela agência Lusa.

A meta de crescimento económico de 1,8% este ano tem sido considerada optimista, ficando abaixo das estimativas das principais instituições financeiras internacionais e nacionais, como Comissão Europeia e Banco de Portugal, que antecipam que o PIB português cresça 1,5%. Nas previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia portuguesa deverá crescer um pouco menos: 1,4%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+