Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Trabalhadores de aviários nos EUA sem pausas são obrigados a usar fraldas

13 mai, 2016 - 06:48

Denúncia parte da organização não governamental OXFAM. De acordo com o estudo ss supervisores dos aviários recusam que os trabalhadores deixem a linha de produção porque se encontram sob elevada pressão para manter a produção ou cumprir quotas diárias.

A+ / A-

Os trabalhadores dos aviários nos Estados Unidos são rotineiramente privados de pausas para ir à casa de banho ao ponto de serem forçados a usar fraldas na linha de produção, denuncia um estudo da organização britânica Oxfam.

Segundo o estudo, que foi publicado na terça-feira, "a grande maioria" dos 250 mil trabalhadores do sector aviário norte-americano é ridicularizada, ignorada ou ameaçada com despedimento quando pede para ir à casa de banho, "não beneficiando de pausas adequadas" para o efeito, no que constitui uma "clara violação das leis norte-americanas de segurança no trabalho".

"Os trabalhadores lutam para se adaptar a essa negação de uma necessidade humana básica. Urinam e defecam enquanto se encontram na linha de produção, usando fraldas para trabalhar", refere o relatório divulgado pela filial da organização não-governamental (ONG) Oxfam nos Estados Unidos.

A organização cita um inquérito realizado junto de 266 trabalhadores em Alabama, por uma associação que luta contra a discriminação, em que "quase 80% afirma que não lhes é permitido fazer pausas para ir à casa de banho quando precisam"; e outro no Minnesota, que revelou que "86% dos trabalhadores disse ter menos de duas pausas para ir à casa de banho numa semana", sublinha a Oxfam.

Segundo a organização, os poucos funcionários que indicaram poder ir à casa de banho sempre que precisam trabalham em unidades sindicalizadas, perfazendo aproximadamente um terço do total.

Os supervisores dos aviários recusam que os trabalhadores deixem a linha de produção para ir à casa de banho porque se encontram sob elevada pressão para manter a produção ou cumprir quotas diárias, refere o estudo divulgado pela Oxfam.

"Enquanto a indústria aviária goza hoje de lucros recordes (...), a realidade da vida no interior das fábricas de processamento permanece penosa e perigosa", sustenta a Oxfam, falando dos "baixos salários", de "elevadas taxas de lesões e doenças" e das "difíceis condições de trabalho" dos funcionários, que "têm pouca voz".

A Tyson, um das maiores empresas do sector das aves no mundo, afirmou, em comunicado, que "não irá tolerar a recusa de pedidos para deslocações à casa de banho" nas suas fábricas.

"Estamos preocupados com estas queixas anónimas e embora não tenhamos actualmente provas de que são verdadeiras, estamos a verificar [a situação] para ter a certeza de que a nossa posição se encontra a ser seguida", indicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Armando João s fundanga
    24 jun, 2016 Ondjiva 19:31
    Preciso da vossa ajuda.ja construi uma capoeira com 17metros de comprimentos e 5metros e 30 de momento preciso de comprar pintinhos gostaria que entrasse mos encotacto.o que posso faser com que os pintos chegam até as minhas mãos?Escreva aqui o seu comentário...
  • Paulo
    15 mai, 2016 Olhão 15:39
    Não subscrevo a afirmação de Guedes Cunha, não acredito que P.P.C. e demais camarilha tenham esse sonho, o de fornecer fraldas aos trabalhadores para obstar as idas ao WC ( a menos que sejam os próprios a pagá-las claro!) mas acredito que tenham o sonho de conseguir trabalhadores que não precisem de _ _ _ _ _ ( 3 opções)
  • Rui Frias
    14 mai, 2016 Loures 00:12
    Não posso acreditar !
  • Guedes Cunha
    13 mai, 2016 Fronteira 23:29
    Eis o sonho de Passos Coelho e demais camarilha.
  • MARIO FERNANDES
    13 mai, 2016 PARIS 23:10
    a culpa? è de todos os empregados porque aceitar è fácil precisa-ce , todos nos, ;;; revoltar -ce é complicado juntos ? nao nos (chama-se cada un pra si) un dia todos à porta à mesma hora e ninguém ENTRA NA EMPRESA AI VEMOS
  • fanã
    13 mai, 2016 aveiro 18:31
    Se esta moda pega por cá , vai ser de partir a moca de rir !!!!
  • Fr
    13 mai, 2016 Portugal 15:51
    As mulheres ensinaram me que dinheiro é meio caminho andado, se for muito é o caminho todo andado. Eles estão com fraldas porque as mulheres vendem-se agora mais caras e o dia não chega mais. Eles deviam investir metade do dia a trabalhar e metade a serem psicopatas, que as mulheres não notam e tinham o mesmo resultado.
  • Fr
    13 mai, 2016 Portugal 15:39
    Em breve, na Europa, através do TTIP. A ganância por dinheiro atropela tudo.
  • Vitor Faisca
    13 mai, 2016 Ramada 10:49
    Admira-me as pessoas ficarem chocadas com estas práticas dos americanos. E note-se que não acontecem só nos Estados Unidos, também as existe em países desenvolvidos da Europa, embora tão pouco divulgadas. Resta-me percorrer o meu caminho, em função das minhas possibilidades, capacidades e faculdades. Pois já nada me surpreende.
  • Vasco Couto
    13 mai, 2016 Braga 10:46
    É a desumanização completa do ser, é o não ter o sentido do bom senso, em suma, uma notícia destas que já a ninguém surpreende, é negação completa do homem e da mulher enquanto seres humanos. Quaisquer outro comentário que se queira fazer em redor desta notícia vai forçosamente a aplicar adjectivações que o mais bem intencionado dos homens se abstém de referir. Esta é uma notícia que por ser tão aberrante não merece ser comentada. Para concluir diria que quanto pior melhor e talvez assim os doutos senhores deste universo perdido um dia tenham alguma surpresa e talvez queiram defecar e não consigam.

Destaques V+