Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rock in Rio. Bem-vindo à "cidade inteligente"

13 mai, 2016 - 01:37

Tecnologia está espalhada um pouco por todo o recinto do maior festival do mundo. Até nas casas de banho.

A+ / A-

O festival de música Rock in Rio, que começa na próxima semana, em Lisboa, decorre numa "cidade inteligente" onde até o público poderá saber, a todo o momento, onde há casas de banho disponíveis.

A "smart rock city", que, como nas edições anteriores, acontece no parque da Bela Vista, foi apresentada esta quinta-feira à imprensa e compreende a gestão inteligente da energia, da água, do lixo e do ar, além das casas de banho.

Tudo será controlado a partir de um Centro de Controlo Operacional, onde estão presentes entidades como a Protecção Civil ou a PSP, a Câmara de Lisboa ou o INEM, os bombeiros ou o hospital Lusíadas. A partir daí, e com os dados fornecidos pela "cidade inteligente", é possível tomar decisões rapidamente, em caso de necessidade.

Nos cinco dias do festival, as pessoas que estiverem no recinto verão monitores que, a todo o momento, indicam qual dos grupos de casas de banho (há quatro grupos em vários locais) tem mais disponibilidade. "Podemos ver no recinto e em função disso escolher o bloco, e, à porta de cada bloco, haverá também indicações", explicou João Mendes Dias, administrador da Vodafone, a empresa de telecomunicações que, com a Rock in Rio, criou a "smart city".

Todas as inovações juntas fizeram, para este festival e pela primeira vez em todo o mundo, segundo a organização, uma cidade do rock inteligente. E diz João Mendes Dias: é um conjunto de soluções que permite medir o que está a acontecer em cada uma das áreas, com benefício directo neste festival e uma experiência para festivais futuros.

A monitorização do consumo de energia, em cada palco, pode levar a poupanças em termos de gestão de geradores (só no Palco do Mundo, o principal, há geradores eléctricos que consomem o equivalente a 3.000 apartamentos em hora de ponta nocturna), a monitorização dos depósitos de água permite gerir os fluxos e evitar faltas, e a gestão dos resíduos e da qualidade do ar também vão ser optimizadas.

João Mendes Dias insiste nas casas de banho, a inovação mais visível para o público, e explica que, através de sensores, se monitorizará também uma permanência anormalmente prolongada, o que é útil em termos de segurança e de saúde. E diz que, na aplicação para telefone, estarão igualmente disponíveis as informações sobre casas de banho livres.

O responsável frisou que o projecto, concluído em poucos meses e ao qual se podem juntar outras valências, pretende especialmente demonstrar o conceito e melhorá-lo para edições futuras.

O Rock in Rio, muitas vezes considerado o maior festival musical do mundo, decorre em Lisboa, no Parque da Bela Vista, quinta e sexta-feira da próxima semana, e nos dias 27, 28 e 29 de Maio. Bruce Springsteen e The E Steet Band e Xutos e Pontapés estão no cartaz para o primeiro dia.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+