Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combustíveis vão descer 1 cêntimo. PSD critica "brincadeira" do Governo

12 mai, 2016 - 18:00

Esta revisão acontece três meses depois de o Governo ter aumentado o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos em seis cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo.

A+ / A-

O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) será reduzido em 1 cêntimo por litro no gasóleo e na gasolina, descida que entra em vigor na sexta-feira, anunciou o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.

Esta revisão acontece três meses depois de o Governo ter aumentado o ISP em seis cêntimos por litro de gasolina e de gasóleo.

Segundo o secretário de Estado Fernando Rocha Andrade, em declarações à agência Lusa, estas actualizações do ISP representam um decréscimo de 44 milhões de euros na receita deste imposto.

Será a segunda descida dos preços dos combustíveis da semana, depois de na segunda-feira a gasolina e o gasóleo terem ficado mais baratos por via das cotações nos mercados internacionais.

De acordo com o site da Direcção-Geral de Energia e Geologia, na quarta-feira, o preço médio do gasóleo e da gasolina 95 em Portugal Continental era de 1,182 euros e 1,462 euros, respectivamente.

PSD critica "brincadeira" do Governo

O PSD critica o que diz ser uma "brincadeira" do Governo em torno do ISP, declarando que a descida em um cêntimo frustra a "expectativa dos portugueses e dos fiscalistas".

"Aquilo que [o Governo] deveria baixar para cumprir as metas orçamentais era dois, porventura três cêntimos. Baixa um cêntimo. Talvez isso esconda as dificuldades orçamentais do Governo e a necessidade de reforço de receita, mas é uma falta de respeito para com os portugueses e os contribuintes", sustentou o deputado do PSD Duarte Pacheco em declarações aos jornalistas no parlamento.

Duarte Pacheco também se insurgiu contra o que diz ser o "verdadeiro desastre que está a acontecer com a entrega das declarações de IRS, que em muitos casos devolvem "menos dinheiro do que aquele as pessoas têm direito".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Imperador
    13 mai, 2016 11:47
    Digam-me lá em que é que a coligação pafiana alguma vez baixou impostos. Estão a queixar-se de quê! Á lembrei-me agora em 1 de Março 2013, Combustíveis descem menos de 1 cêntimo e em 14 Junho 2013 Gasolina desceu até 1 cêntimo na próxima semana e gasóleo fica inalterado. Realmente esta coligação pafiana é só rir. Ainda eles dizem que são oposição!!!!! A continuarem assim nunca mais são governo.
  • rosinda
    12 mai, 2016 palmela 23:46
    subiram 14 centimos agora descem 1 valeu a pena formar uma geringonça !
  • joão rocha
    12 mai, 2016 aveiro 22:16
    Srs. PSD `S sormos todos sérios ? então vamos pesquisar : Dnoticias 1 de Março 2013, Combustíveis descem menos de 1 cêntimo Miguel Fernandes Luís Jornal negócios e 14 Junho 2013 Gasolina desce até 1 cêntimo na próxima semana e gasóleo fica inalterado
  • Pinto
    12 mai, 2016 Custoias 22:10
    É o dia dos enganos?
  • Fausto
    12 mai, 2016 Lisboa 21:31
    O PSD acha que uma empresa de transportes que abastece 100 dos seus camioes com depositos de capacidade de mil litros 2 vezes por semana e vai ter uma poupança mensal de 8 mil euros é uma brincadeira.
  • kokas
    12 mai, 2016 aveiro 21:25
    Um vergonha e ainda andam por aí esses liricis a dar votos aos bloquistas e aos outros partidos de esquerda Vejsm o que nos espera a todos So mentiras , pena que nao sejam so os que votantes deles a sofrer stas consequências e sehas agora todos a oagar por eles O estado tem trinta e muitos mil carros, porque nao reduzem eles os carros do estado para fazerem poupanças
  • Carlos Gonçalves
    12 mai, 2016 Almada 21:12
    Deixai, que com PSD/CDS então aí era a doer e que maneira . Austeridade não parava . Até hoje, os cofres estavam a abarrotar . Que querem ? Desde do principio de mandato deste Governo , já existiu AUSTERIDADE alguma ? Nunca estão bem com nada . Tem-se que cortar com algo, neste caso o imposto gasolina/automóvel . É um luxo . Querem carro ? Transportes públicos estão/são acessíveis . Austeridade ? Onde ? Com o Farsola de Massamá, andavam todos/as depenadas/os , hoje. Compreendo aqueles/as que perderam seus jobs . Boys e girls do PSD e CDS, mas a vida tem destas coisas . Politica .
  • Zeca
    12 mai, 2016 Chamusca 20:13
    Brincadeira é o PPD ainda existir. É só gatunos nessa quadrilha.
  • Americo
    12 mai, 2016 Leiria 20:04
    É só fazer contas. Os combustíveis subiram já 0,11€ . Só em iva o estado arrecada a mais 2 cêntimos por litro. Vão baixar 1 cêntimo no imposto. Isto é brincadeira ou quê? E proclamam estes sr.s que não há aumento de impostos. Brincamos ?
  • fanã
    12 mai, 2016 aveiro 19:27
    Uma esmolinha para enganar os cegos !

Destaques V+