Tempo
|
A+ / A-

Notícia Renascença

Passos Coelho votará a favor das barrigas de aluguer

12 mai, 2016 - 17:01 • Paula Caeiro Varela

O PSD deu indicação de voto contra gestação de substituição, mas o líder do PSD vai votar a favor.

A+ / A-

O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, vai votar a favor do projecto de lei do Bloco de Esquerda que legaliza a gestação de substituição, conhecida popularmente como “barrigas de aluguer”. O projecto será votado esta sexta-feira no Parlamento, tal como o alargamento da procriação medicamente assistida.

A direcção do PSD deu indicação de voto contra os dois assuntos, mas não há disciplina de voto, pelo que a decisão fica ao critério de cada deputado. Pedro Passos Coelho já decidiu.

Várias fontes do PSD confirmaram à Renascença que o líder do partido anunciou numa reunião da bancada parlamentar, esta quinta-feira da manhã, que vai votar a favor da gestação de substituição, matéria que foi rejeitada no grupo de trabalho parlamentar que tratou deste assunto, e do alargamento da procriação medicamente assistida (PMA), mas que o Bloco de Esquerda autonomizou e leva esta sexta-feira a votos.

Para ser legalizado o recurso às barrigas de aluguer é preciso que haja votos suficientes para compensar os 15 deputados do PCP, que vai votar contra. A direcção da bancada do PSD prevê que isso possa acontecer porque há liberdade de voto e até o próprio líder social-democrata vai votar em sentido contrário da indicação dada.

Quanto ao alargamento do acesso à PMA para todas as mulheres independentemente do estado civil, esse projecto tem aprovação garantida pela esquerda. Também aqui o PSD dá indicação de voto contra, mas liberdade de voto. Pedro Passos Coelho deve seguir a indicação de voto.

Actualmente, só é permitido o recurso a essas técnicas - nomeadamente a bancos de óvulos ou de esperma - por parte de casais compostos por um homem e uma mulher. As alterações à lei da procriação medicamente assistida vão permitir o recurso a técnicas de fertilização por parte de mulheres sozinhas ou casadas com outras mulheres.

De fora destas alterações - ainda durante a fase de votação na especialidade - ficou o artigo relativo à inseminação "post-mortem", que foi chumbado porque o PCP, nesse artigo em concreto, se juntou ao PSD e ao CDS. O artigo pretendia regular o uso de esperma depois da morte do dador.

[notícia actualizada às 23h29]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pois Mas
    14 mai, 2016 Lisboa 05:27
    Acho mal....sim... é uma lei discriminatória. Se há procriação medicamente assistida para casais compostos por um homem e por uma mulher e, também, para casais compostos por duas mulheres... então, também deveria haver procriação medicamente assistida para casais compostos por dois homens, LOL ;)) acho injusto, dizem que são open minded, pra frentex, e acabam, assim, a discriminar-se a eles próprios...digo eu, que não percebo nada disto.... Pergunto: porque não há procriação medicamente assistida para os casais compostos por dois homens? Que mal fizeram essas pessoas para serem assim discriminadas? (roflmao)
  • Joaquim Sousa Soares
    13 mai, 2016 Vilar de Andorinho 16:00
    O PSD tornou-se num chapéu mexicano onde cabem todas as ideologias, deixou de ter rumo e valores, só lhe interessam questões económicas. E o Passos Coelho quer dar uma ideia de progressismo em todos os temas fraturantes. Por isso o PSD concede a liberdade de voto aos seus deputados, excepto nos orçamentos e política governamental. Não há coerência. Por isso o PSD a mim já nada me diz, eu que ainda sou militante mas que, em breve, deixarei de ser.
  • Ao NL
    13 mai, 2016 Lx 12:11
    Devolvo-lhe a sua má educação! Não percebo onde está a minha bestialidade no que expressei. Já entendi que pela idade avançada que tem, não vale a pena entrar em mais polemica! Passe bem e viva feliz os seus 51 anos de casamento! Escusa é de ser inconveniente, ofendendo!...
  • Guilherme Silva
    13 mai, 2016 Porto 09:45
    Claro tem levado tantas que é para recuperar alguns votos !!! O que duvido !
  • Lubna
    13 mai, 2016 Lisboa 08:19
    É curioso que tantos homens opinem sobre o assunto.... Já alguma vez sentiram a maravilha que é ter um bebé a crescer dentro do vosso corpo? Penso que não! Este assunto é muito delicado, muitas mulheres assumem-se como barriga de aluguer e durante a gestação nasce um sentimento tão grande que desistem quando nasce o bebé. E depois como é... Ao sr jornalista: se o sujeito está no plural o verbo tem que estar em concordância em número.
  • rosinda
    12 mai, 2016 palmela 23:58
    eu nao queria ser barriga de aluguer depois ia querer os filhos para mim! Nao sao assuntos que digam respeito a homens so deptutadas mulheres deveriam votar.
  • Pedro R.
    12 mai, 2016 Braga 23:42
    Este também nunca me enganou... Alias, só prova que a generalidade dos "puliticos" são ralé suja e pouco valor.
  • João Lopes
    12 mai, 2016 Viseu 22:06
    Passos Coelho não sabe ou não tem sensibilidade para perceber que legalizar a gestação de substituição, conhecida popularmente como “barrigas de aluguer” é legaliza a gestação de substituição, e é uma instrumentalização e comercialização do corpo feminino na cultura mediática contemporânea, não humanista. É quase uma "moderna" forma de escravatura...
  • NL
    12 mai, 2016 Ermesinde 21:55
    À besta ordinária que se identificou como "AO NL": - Sou casado com a mesma mulher há 51 anos. -Sou pai de 5 filhos todos meus e da mesma minha única mulher. - Sou católico, apostólico, romano - Se vou à missa todos os domingos isso é só comigo. - Respeito toda a humanidade: brancos, pretos, amarelos de olhos cinzentos, azuis ou pretos. - Não tenho nem aprovo a ideologia nazi. - Tenha dignidade. Quem legisla sobre a via humana não é o Parlamento. - Deixe de ser um atrasado mental. Pense como um Homem.
  • claro
    12 mai, 2016 Portugal 21:37
    Para ele significa dinheiro...logo apoia. No ensino o privado apoia! Clinicas de fertilidade apoia!Se lhe tivessem dado tempo estava já tudo privatizado...até os portugueses, como escravos!

Destaques V+