Tempo
|
A+ / A-

Fotojornalista português quer publicar livro que alerta para crianças escravizadas

11 mai, 2016 - 12:22

Mário Cruz foi distinguido pelo World Press Photo com uma reportagem sobre tráfico e exploração de trabalho infantil no Senegal: “Talibés, os escravos diários modernos”.

A+ / A-

O fotojornalista Mário Cruz lançou uma campanha de angariação de fundos para o projecto "Talibes, Modern Day Slaves" (Talibés, os escravos diários modernos), um livro com a reportagem que fez sobre crianças escravizadas. O objectivo é publicar um documento que sirva de alerta mundial sobre as falsas escolas corânicas no Senegal, onde milhares de crianças são escravizadas.

"A campanha vai durar um mês. O livro será um documento do que vi, para ser distribuído às autoridades internacionais competentes e também nas escolas e bibliotecas do Senegal e da Guiné-Bissau", explicou o repórter, 28 anos, premiado pelo World Press Photo e pela Estação Imagem, à agência Lusa.

Para apoiar esta campanha de angariação de fundos online há várias modalidades de contribuição, com valores diferentes, a partir de 25 dólares (cerca de 22 euros).

Mário Cruz tomou conhecimento das falsas escolas corânicas em 2009, durante uma reportagem na Guiné-Bissau, onde ouviu casos de crianças que estavam a ser levadas para o Senegal para serem escravizadas por líderes religiosos.

Fez uma pesquisa durante seis meses e tirou uma licença sem vencimento para, durante cerca de dois meses, investigar o que estava a acontecer a estas crianças, no Senegal e na Guiné-Bissau.

"Consegui ter o raro acesso ao mundo criminoso das falsas escolas corânicas, onde mais de 50.000 crianças são escravizadas. Talibé significa estudante, em árabe, mas estas crianças, com idades entre os cinco e os 15 anos, são forçadas a mendigar oito horas por dia para os seus supostos professores corânicos", relatou.

As fotografias captadas por Mário Cruz valeram-lhe o primeiro prémio do World Press Photo, na categoria Assuntos Contemporâneos e o Prémio Estação Imagem 2016, mas, antes disso, a Newsweek publicou 20 das suas fotografias da reportagem.

Aceitou o desafio da FotoEvidence - organização internacional que premeia e cria publicações de reportagens sobre injustiças sociais e violações dos direitos humanos - e espera que a concretização do projecto "Talibes Modern Day Slaves" seja "a prova documental que condena o presente destas crianças e defende o seu futuro".

Mário Cruz disse que serão necessários 28 mil dólares (cerca de 25 mil euros), para uma tiragem de mil exemplares do livro, cujo principal objectivo é "criar um documento que alerte para o problema e pressione as autoridades locais e internacionais, a tomar medidas" contra esta escravização das crianças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • paulo
    11 mai, 2016 vfxira 13:37
    Excelente iniciativa.Não haverá um editor nacional para a publicar? Se não houver', é lastimoso.mas,de certeza que no estrangeiro haverá.

Destaques V+