Tempo
|
A+ / A-

Último dia da Renascença no Chiado em imagens e sons

11 mai, 2016 - 19:45 • Joana Bourgard

O Grupo Renascença Multimédia mudou de instalações em Lisboa. No edifício do Chiado ficaram muitas memórias.

A+ / A-

É a 1 de Janeiro de 1937 que a Renascença começa a suas emissões regulares. A rádio é oficialmente fundada a 10 de Abril desse ano e ocupa os estúdios construídos num andar na Rua Capelo, no Chiado. Historicamente, a Renascença está desde sempre ligada a este espaço no coração de Lisboa, que deixa quase 80 anos depois.

A rádio chega a partilhar o edifício com os “Grandes Armazéns Alcobia”, que vendiam mobiliário "a preço de fabrico"; a Casa do Algarve, com bailes aos domingos à tarde; e ainda uma inquilina, a morar no último andar do edifício.

Todo o edifício é remodelado várias vezes ao longo dos anos e à medida que nascem as restantes rádios do grupo – RFM (1987), Mega HITS (1998), Rádio SIM (2008) – e se desenvolvem os meios digitais da empresa. Até ao dia 6 de Maio, o último do Grupo Renascença Multimédia no edifício do Chiado, mais de duas centenas de colaboradores das quatro rádios, uma empresa de publicidade e outra de produção de eventos, trabalhavam nos cinco andares deste espaço.

A redacção da rádio, que serve os vários canais do grupo, era um dos maiores espaços do edifício. Aqui trabalhavam jornalistas da rádio, da Bola Branca, da Internet e Multimédia. Na imagem à esquerda, Francisco Sarsfield Cabral, antigo director de Informação e ainda colaborador da rádio, prepara, com a jornalista Manuela Pires, o espaço “Euranet” transmitido às sextas-feiras. Em cima, à direita, o estúdio de gravação mais pequeno do edifício, apelidado pelos jornalistas de "corta-unhas".

No último dia da redacção no Chiado, Ricardo Conceição apresenta o noticiário das 13h. Paulino Coelho despede-se dos estúdios do primeiro andar, onde conduzia a emissão das 10h às 13h. Rui Glória aos comandos cabine técnica de Informação.

Aurélio Carlos Moreira, um dos mais antigos radialistas portugueses no activo, faz rádio há 59 anos. Junto a este corredor ficava um dos antigos estúdios da Renascença, de onde foi transmitida “Grândola Vila Morena”, uma das senhas do 25 de Abril.

Última gravação do programa "Fora da Caixa" nos estúdios do Chiado. Todas as semanas, desde Fevereiro de 2014, José Pedro Frazão recebe Pedro Santana Lopes e António Vitorino para discutir assuntos europeus.

A chefe de redacção, Eunice Loureço, assina o bolo de despedida – “Ivens 14”, a última morada da Renascença no Chiado. Em baixo, à direita, a vaticanista Aura Miguel embala décadas de memórias de rádio, com a ajuda da directora-adjunta Raquel Abecasis. À esquerda, Carlos Vermelho e Maria João Nunes arrumam os últimos papéis.

As paredes do edifício transformam-se numa gigante tela, que muitos aproveitam para deixar mensagens. Em baixo, o designer Ivan Kemp, da equipa responsável pelo desenvolvimento de todos os sites do grupo.

Em cima, os estúdios da RFM. Em baixo, o espaço da Rádio Sim e o estúdio da Mega HITS.

Noticiário da Bola Branca apresentado por Rui Viegas. É o primeiro programa de desporto à hora certa em Portugal.

Colaboradores aproveitam para tirar as últimas fotografias ao edifício do Chiado. José Carlos Silva fotografa a central técnica onde trabalham os chefes de turno, responsáveis por garantir a qualidade das emissões das quatro rádios, 24 horas, sete dias por semana.

A fachada do edifício histórico da Renascença, visto da esquina da Rua Ivens com a Rua Capelo.

À meia-noite de 6 de Maio é transmitido o último noticiário a partir da Rua Ivens. Apresenta o jornalista João Pedro Vitória, um dos mais jovens da redacção.

A directora de Informação, Graça Franco, explica como a história da rádio vivida no Chiado é uma boa herança para as novas instalações.

João Pedro Vitória fecha a emissão na Rua Ivens. O grupo Renascença muda-se para a Quinta do Bom Pastor, em Lisboa, inaugurada esta sexta- feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gonçalves
    11 mai, 2016 Almada 21:31
    Bem haja a RR. Fui segurança ou seja, Vigilante da Prosegur, nessa radio, cliente. Gente simpática, muito afável muito cordial, todos eles/as. Estive aí ao serviço quatro meses, que quanto a mim foram maravilhosos derivado ás pessoas muito carinhosas. Não estive mais tempo ( devido ás normas rígidas da dita empresa) que para mim foi uma desilusão . Naquela " empresa " é tipo xadrez , joga-se com as peças. Mas, acima de tudo, gostei imenso de trabalhar com grandes profissionais e pessoas inteligentes . Bem hajam todos vocês para o serviço que prestam aos portugueses no mundo da rádio difusão . Eu, sou mais um ouvinte num universo de milhões e sempre escolhi a RR .

Destaques V+