Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

JSD queixa-se à ERC de "pressão" do PS sobre José Rodrigues dos Santos e RTP

09 mai, 2016 - 14:32

O jornalista afirmou que, durante a governação de Sócrates, o país escondeu parte da sua dívida. O PS não gostou.

A+ / A-

A Juventude Social-democrata (JSD) anunciou esta segunda-feira que questionou a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) e o ministro da Cultura sobre as alegadas pressões à RTP e ao jornalista e apresentador da televisão pública José Rodrigues dos Santos.

"Na sequência da polémica que envolve o PS e o pivô do canal público, os deputados da JSD à Assembleia da República submeteram à ERC e ao Governo perguntas sobre pressões de figuras socialistas à RTP e a José Rodrigues dos Santos", refere a JSD em comunicado.

Em causa está uma notícia na abertura do Telejornal RTP, na semana passada, sobre dívida pública, apresentada por José Rodrigues dos Santos, que suscitou reacção dos socialistas José Magalhães e João Galamba.

José Rodrigues dos Santos afirmou que, durante a governação de José Sócrates, o país escondeu parte da sua dívida.

Os socialistas João Galamba e José Magalhães responderam nas redes sociais.

João Galamba escreveu: “O Eurostat não ‘descobriu’ nenhuma dívida escondida, porque as contas das empresas eram conhecidas e, sobretudo, porque a razão pela qual a dívida de algumas empresas não era reconhecida como dívida pública era exactamente por causa do Eurostat e das regras contabilisticas definidas por esta instituição, que determinam o que conta e não conta como dívida pública”.

José Magalhães foi mais longe: “Este taliban toma por parvos e desmemoriados os que lhe suportam as homilías troikistas”.

A JSD não gostou do "tom" e das "expressões" dos socialistas, "inaceitáveis para com a comunicação social". A intenção seria "descompor o jornalista e pressionar o canal", adianta o presidente da JSD, o deputado Simão Ribeiro.

Por isso, a juventude laranja pergunta à ERC "se considera que a peça da RTP extravasou a função informativa e se o jornalista José Rodrigues dos Santos ultrapassou os limites de 'expressão e criação', inscritos na Lei de Imprensa".

A JSD "vê nas afirmações de João Galamba e José Magalhães uma nítida pressão aos responsáveis editoriais da RTP" e "pede também ao regulador que se pronuncie sobre isso".

Questiona ainda o ministro da Cultura, que tem a tutela da RTP e da Lusa, sobre "que iniciativas tomará para evitar outros condicionamentos políticos à liberdade de imprensa".

A JSD salienta que "não se pode tolerar mais esta conduta, que se está a tornar rotineira no PS, de intimidação sobre a comunicação social".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • socio
    09 mai, 2016 Ervedosa do Douro 22:27
    Já alguém disse que o pivô da RTP era advogado do diabo , porquê.? Porque trata as coisas pelo nome e enfrenta os BOIS pelos cornos . Força Rodrigues põe tudo sol , se falam em si e porque esta a incomodar, não vacila fale sempre a verdade ignor o ruido
  • Nuno Ribeiro
    09 mai, 2016 Chaves 22:22
    SR. PJCM, não queira os louros todos para si. Quando Mário Soares em 1983 pediu a intervenção do FMI em Portugal, porque estávamos em bancarrota teve de pedir apoio ao PSD de Mota Pinto para que pudesse governar e aplicar as medidas de austeridade que o FMI exigiu e assim evitar a falência do nosso país. Nessa altura Mário Soares também teve de pedir a um Homem de direita, pelos vistos à esquerda todos fugiam, de seu nome Ernâni Lopes para que aceitasse o dificílimo cargo de ministro das finanças. Quanto às difíceis medidas tomadas, recordo ao Sr PJCM, que muitas das medidas já tinham sido tomadas pelo ministro das finanças do governo anterior, João Salgueiro.
  • rosinda
    09 mai, 2016 palmela 22:12
    Jose rodrigues dos santos como jornalista tem o dever de esclarecer o povo !Jose socrates enganou o povo e ate hoje nunca se quiz dar por vencido!Quando alguem poe o dedo em cima da ferida os socialistas contratacam insultando chamando taliban!
  • Ah, pois é!
    09 mai, 2016 Portugal 21:52
    E não é o único que tem que ser despedido. A bem da RTP, enquanto televisão pública.
  • Ah, pois é!
    09 mai, 2016 Portugal 21:46
    O jornaleiro José é parcial, tendencioso, faccioso, enfim, uma vergonha para a profissão. A RTP é uma televisão pública, e por isso, não se enquadra no perfil deste sujeito. O jornaleiro José tem que ser despedido. Portugal só tem a ganhar com isso.
  • Manuel Veiga Costa
    09 mai, 2016 Bragança 21:11
    Ficamos a saber que o Zé é o porta voz da JSD na RTP. Virgens ofendidas!
  • Isidro
    09 mai, 2016 Lisboa 19:49
    É triste esta democracia em que vivemos. Pelo teor dos comentários, quem não é socialista, não é gente. Que eu saiba, há 42 anos que qualquer um pode ser do partido que quiser, que ninguém tem nada com isso, mas ainda há quem pense que não. Na Índia é que há intocáveis, em Portugal não há castas.
  • Pedro Andrade
    09 mai, 2016 Braga 19:43
    Convém lembrar que o aumento da dívida entre 2011 e 2015 reflecte a recepção faseada dos 78 mil milhões da troika, contratualizados pelo Sócrates e necessários para o estado poder viver com o défice de 20 mil milhões herdado e sem acesso aos mercados. Na verdade, se contabilizarmos os 78 mil milhões em 2011, que é o correcto, temos que a dívida diminuiu entre 2011 e 2015.
  • Antonio Rodrigues
    09 mai, 2016 Viseu 19:32
    Não está em causa a RTP e muito menos a informação com liberdade, trata-se sim dum jornalista fortemente tendencioso, sem escrúpulos e simplesmente ao serviço de quem lhe interessa e para mais na televisão paga pelos contribuintes. Por mim, fora com ele... Já...
  • José Costa
    09 mai, 2016 Colares 19:29
    Os Governantes e deputados não devem interferir na comunicação social, seja pública ou privada.

Destaques V+