Tempo
|
A+ / A-

Detectadas irregularidades também nas contas de 2014 da ADSE

09 mai, 2016 - 12:41

Como nas valores de 2013, os juízes do Tribunal de Contas falam em "erros e omissões materialmente relevantes".

A+ / A-

O Tribunal de Contas recusou aprovar a conta de gerência de 2014 da ADSE, considerando que, tal como em 2013, o documento "não reflecte de forma verdadeira e apropriada a situação económica, financeira e patrimonial da entidade".

Depois de na semana passada ter divulgado o resultado do relatório de verificação de contas de 2013, esta segunda-feira o Tribunal de Contas (TdC) divulgou a posição dos juízes relativamente às contas de 2014, com data de 28 de Abril, e com um resultado idêntico ao anterior por apresentar "erros e omissões materialmente relevantes".

"Tendo em conta a particular importância das contas da ADSE de 2014, ano em que esta passou a ser financiada exclusivamente pelos descontos dos seus quotizados, o Tribunal entendeu recomendar que as mesmas sejam corrigidas nos aspectos materialmente mais relevantes", refere o tribunal.

Entre as falhas encontradas na conta de 2014, os juízes destacam, tal como no ano anterior, a não contabilização dos proveitos relativos a descontos dos quotizados (trabalhadores no activo e aposentados da função pública), que não deram entrada nos cofres da ADSE, e a não contabilização dos proveitos relativos aos descontos dos quotizados das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, retidos pelas Administrações Regionais, e não entregues à ADSE.

O TdC considera ainda, tal como em 2013, que a contabilização dos descontos dos quotizados em "Impostos e Taxas" deveria ter ocorrido em "Prestações de Serviços", dado tratarem-se de contribuições voluntárias dos quotizados, cuja contrapartida é a prestação de um serviço, pela ADSE.

A conta apresentada, refere uma vez mais, "pressupõe a existência de três ADSE - uma nacional e uma em cada Região Autónoma -, o que é falso e induz o Tribunal e os seus utilizadores, designadamente os quotizados e a tutela, em erro".

Entre as questões apontadas durante o relatório, os juízes sinalizam que a Direcção Geral da ADSE não tem reflectido nas demonstrações financeiras o seu risco de incobrabilidade através do registo de provisões, não dando cumprimento ao princípio contabilístico da "prudência".

Isto, refere, "apesar de existirem dívidas de montante materialmente relevante com antiguidade superior a 180 dias, algumas das quais com antiguidade superior a 20 anos".

Segundo o TdC, o activo circulante da ADSE é composto maioritariamente (mais de 90%) pelas dívidas de terceiros, as quais respeitam aos reembolsos facturados aos organismos com autonomia administrativa e financeira (até 2010) e às entidades das Administrações Regionais e Local.

Recomendações ao ministro

Em 31 de Dezembro de 2013, a dívida ascendia a 62 milhões de euros e a 31 de Dezembro de 2014 era de cerca de 50 milhões de euros, indica.

De acordo com o TdC, o actual director-geral da ADSE deve, além de "diligenciar pela correcção das contas de 2014, nos aspectos materialmente mais relevantes", assegurar "a efectiva implementação de procedimentos que conduzam à elaboração de demonstrações financeiras fiáveis que reflictam de forma verdadeira e apropriada a situação económica, financeira e patrimonial da Direcção Geral de Protecção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas [ADSE]".

Os juízes do TdC recomendam que o ministro da Saúde, por sua vez, garanta que a ADSE não reconheça as dívidas reclamadas pelos Serviços Regionais de Saúde da Madeira e dos Açores, relativas a serviços prestados aos beneficiários da ADSE, que constituam direitos constitucionais de todo e qualquer cidadão português e que estes serviços regionais tenham obrigação constitucional de prestar.

A tutela deve também "diligenciar pela contabilização apropriada das quotizações provenientes dos descontos dos quotizados, numa conta de prestações de serviços, tendo em conta a natureza dos valores recebidos".

De acordo com o TdC, o ministro da Saúde deverá também "alterar o estatuto jurídico-administrativo e financeiro da ADSE-DG, por forma a que o poder decisional seja atribuído a quem financia o sistema, ou seja, os quotizados da ADSE".

Também deverá proceder "à correcção dos encontros de contas efectuados entre as unidades prestadoras de cuidados de saúde do SNS [serviço nacional de saúde] e a ADSE-DG, para que estes reflictam, com exactidão, as dívidas daquelas unidades do SNS à ADSE-DG".

O relatório do Tribunal de Contas foi remetido ao ministro das Finanças, ao ministro da Saúde, ao Director-geral de Protecção Social aos Trabalhadores em Funções Públicas e aos responsáveis ouvidos no âmbito do contraditório (o director-geral da ADSE responsável pela gerência de 2013 e o respectivo director de serviços administrativos e financeiros e chefe de divisão de Gestão Orçamental e Financeira, com competências na cobrança das receitas próprias e no controlo da execução orçamental e financeira).

As entidades destinatárias das recomendações devem comunicar, no prazo de três meses, após a recepção do relatório, ao Tribunal de Contas, por escrito e com inclusão dos respectivos documentos comprovativos, a sequência dada às recomendações formuladas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pipa
    13 mai, 2016 lisboa 13:22
    nao devem saber fazer contas deviam ir para a escola coitados nao sabem fazer contas a sempre eganos

Destaques V+