Tempo
|
A+ / A-

Túnel do Marão inaugurado com Sócrates na plateia

07 mai, 2016 - 09:00

Cerimónia marcada para as 15h00 deste sábado.Passos Coelho declinou o convite, alegando compromissos já assumidos.

A+ / A-

O túnel do Marão é inaugurado este sábado. culminado um processo longo e polémico. A obra que completa o traçado da auto-estrada que liga o Porto a Bragança foi lançada durante os governos de José Sócrates, sofreu três paragens nos trabalhos e o resgate da obra pelo Estado, num período de sete anos.

São 5,6 quilómetros para inaugurar numa cerimónia que será presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que se fará acompanhar de vários elementos do Governo e terá na plateia, como convidado, José Sócrates.

Pedro Passos Coelho, que, enquanto primeiro-ministro, resgatou a concessão e deu continuidade aos trabalhos, também foi convidado, mas declinou o convite, alegando compromissos já assumidos.

O ex-primeiro-ministro social-democrata está, à hora da inauguração, no Porto, num debate sobre o futuro da Europa promovido no âmbito do 42.º aniversário do PSD, onde intervirá também o ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

A Autoestrada do Marão possui 30 quilómetros, um túnel de 5,6 quilómetros e 12 viadutos, e vai ligar Amarante a Vila Real, concluindo a ligação da zona do Porto até à fronteira, em Bragança, por autoestrada – A4.

No interior do maior túnel rodoviário mineiro da Península Ibérica apostou-se num sofisticado sistema de segurança que inclui uma rede de videovigilância que cobre toda a extensão e a deteção automática de incidentes.

O investimento global é de 398 milhões de euros, com um apoio comunitário de 89,9 milhões de euros, e o preço das portagens vai dos 1,95 euros para veículos de classe 1 para os 4,90 para veículos de classe 4.

A festa de inauguração começa logo pela manhã, com um “passeio solidário” de bicicletas, corrida, caminhada, de carros clássicos e vespas antigas.

São esperados centenas de participantes para este evento que inclui uma recolha de alimentos e donativos a entregar a instituições de solidariedade social de Vila Real.

A Autoestrada do Marão abre às 00h00 de domingo e, durante o dia, os operadores da Infraestruturas de Portugal e os militares da GNR estarão atentos ao elevado volume de trânsito que é esperado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Almeida
    08 mai, 2016 V.N. de Gaia 17:10
    É como eu digo começou a lavagem do BICHO.Mas os Portugueses aqueles que não são de memória curta estão atentos e na hora da verdade vão dar o seu veredicto.
  • Pinto
    08 mai, 2016 Custoias 00:37
    já vi de tudo neste país, nada me espanta.
  • carmom
    07 mai, 2016 FAMALICÃO 15:23
    Se Sócrates ainda estivesse preso, também seria convidado?
  • VICTOR MARQUES
    07 mai, 2016 Matosinhos 14:49
    SEM COMENTÁRIOS...

Destaques V+