Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Casa do Gaiato de Loures acolhe Festa da Vida e da família

06 mai, 2016 - 18:02 • Ângela Roque

O Patriarcado de Lisboa desafia cristãos a mostrarem a “alegria de ser família”, participando no encontro marcado para domingo.

A+ / A-

“Viu-o e encheu-se de compaixão” é o tema da Festa da Família, que se realiza na Casa do Gaiato, em Santo Antão do Tojal, Loures.

O facto de este ano ser o Jubileu da Misericórdia não foi esquecido na escolha das questões para reflectir, como sublinha o padre Rui Pedro Carvalho, responsável pela pastoral Familiar do Patriarcado.

“Haverá 13 workshops, onde as famílias terão oportunidade de aprofundar estas temáticas ligadas ligadas à misericórdia e à família, desde a questão dos refugiados e do acolhimento que somos chamados a fazer, perceber o que se passa com a Europa e com este fenómeno. Há outros ateliês, mais ligados à comunicação entre o casal, ao perdão e à reconciliação na família, portanto haverá várias temáticas", diz.

Ao longo de todo o dia serão várias as actividades para crianças e jovens, incluindo "geocaching", jogos tradicionais e visitas à quinta pedagógica. À tarde haverá um concerto do grupo musical Anima Christi, testemunhos de várias famílias e um musical com jovens da Casa do Gaiato. Durante o encontro, D. Manuel Clemente vai apresentar a exortação apostólica “A Alegria do Amor” e as catequeses do Papa Francisco sobre a família.

A eucaristia de encerramento está prevista para as 16h30. Como em anos anteriores serão homenageados os casais que em 2016 festejam 10, 25, 50 e mais anos de casados. Vai ser também celebrada a Festa da Vida, dos adolescentes do 8.º ano.

O padre Rui Pedro Carvalho espera que muitos cristãos apareçam em Santo Antão do Tojal, Loures, até porque não é necessária inscrição prévia: “Só os casais que celebram as bodas matrimoniais é que convém que se inscrevam, para todas as outras pessoas é só aparecer, entre as 10h00 e as 18h00. O meu convite é que não fiquem em casa. A Casa do Gaiato está de portas abertas, à nossa espera para todos em conjunto nos encontrarmos, em Igreja, e celebrarmos a alegria de ser família”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+