Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Não é sonho: os Radiohead lançam novo álbum no domingo

06 mai, 2016 - 16:57

É o nono álbum da banda. Anúncio surge no dia em que o grupo lança uma nova canção, "Daydreaming".

A+ / A-

Os Radiohead vão editar um novo álbum no domingo, em formato digital. O anúncio foi feito pela banda inglesa esta sexta-feira.

Ainda sem título, este será o nono álbum dos Radiohead e é anunciado numa semana em que o grupo utilizou a internet, em particular as redes sociais, para libertar informações e conteúdos a conta-gotas.

Esta sexta-feira, com o anúncio da edição do álbum - "domingo, 8 de Maio, às 19h00" (hora de Lisboa) -, o grupo divulgou um novo tema, "Daydreaming", e o respectivo vídeo, assinado pelo realizador norte-americano Paul Thomas Anderson.

"Daydreaming" junta-se assim ao tema "Burn The Witch", divulgado na terça-feira, juntamente com um vídeo de animação.

Radiohead. Deixaram a Internet em branco e voltaram para agitar com música nova
Radiohead. Deixaram a Internet em branco e voltaram para agitar com música nova

O novo álbum sairá dois meses antes de os Radiohead actuarem, a 8 de Julho, no festival Alive, no Passeio Marítimo de Algés, num dia para o qual já não há bilhetes à venda.

A nova digressão dos Radiohead tem início no próximo dia 20, em Amesterdão, na Holanda.

Os Radiohead, surgidos em final dos anos de 1980, são formados por Thom Yorke (voz), Ed O'Brien (guitarra), Jonny Greenwood (guitarra e piano), Colin Greenwood (baixo) e Phil Selway (bateria).

Já editaram oito álbuns, entre os quais "Pablo Honey" (1993), "OK Computer" (1997), "Kid A" (2000) e "The King of Limbs" (2007), que venderam cerca de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

Nos álbuns mais recentes, os Radiohead têm alterado o método de edição, aproveitando os diferentes canais de divulgação da Internet e do mercado da música em digital. Em 2007 lançaram o álbum “In Rainbows” directamente na internet, convidando o público a pagar o que quisesse pelo descarregamento do disco.

Em 2011, o álbum “The King of Limbs” também só esteve inicialmente acessível através de uma página criada pelo grupo e só meses depois é que chegou às lojas.

De acordo com a Pitchfork, site especializado em música, o novo álbum terá edição física a 17 de Junho, pela XL Recordings.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+