Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O Papa tem um sonho para a Europa

06 mai, 2016 - 13:50 • Filipe d'Avillez

Francisco recebeu o Prémio Carlos Magno e revelou o seu sonho para o "velho continente".

A+ / A-

A Europa está cansada, mas pode voltar a ganhar vida e transformar-se, disse o Papa Francisco esta sexta-feira ao receber o Prémio Carlos Magno.

Apesar das dificuldades que afligem o “velho continente”, Francisco mantém um olhar positivo sobre ele e não desiste de sonhar a Europa como uma mãe que cuida e protege os seus filhos e os seus irmãos.

“Sonho uma Europa jovem, capaz de ainda ser mãe: uma mãe que tenha vida, porque respeita a vida e dá esperanças de vida. Sonho uma Europa que cuida da criança, que socorre como um irmão o pobre e quem chega à procura de acolhimento porque já não tem nada e pede abrigo. Sonho uma Europa que escuta e valoriza as pessoas doentes e idosas, para que não sejam reduzidas a objectos de descarte porque improdutivas. Sonho uma Europa, onde ser migrante não seja delito, mas apelo a um maior compromisso com a dignidade de todos os seres humanos.”

Francisco considera actual o projecto dos fundadores da Europa, cuja identidade é e sempre foi dinâmica e intercultural e que aposta na construção de pontes e não de muros.

Pela vida, pela integração

Neste contexto, o Papa defende um novo humanismo assente em três capacidades: integrar, dialogar e gerir urgências que começam desde cedo, nas escolas.

“A paz será duradoura na medida em que armarmos os nossos filhos com as armas do diálogo, lhes ensinarmos a boa batalha do encontro e da negociação. Desta forma, poderemos deixar-lhes em herança uma cultura que saiba delinear estratégias não de morte, mas de vida, não de exclusão, mas de integração”, afirmou Francisco.

“Esta cultura do diálogo, que deveria constar em todos os currículos escolares como eixo transversal das disciplinas, ajudará a incutir nas gerações jovens uma forma de resolver os conflitos diferente daquela a que os temos habituado”, concluiu.

Para o renascimento de uma Europa cansada, mas ainda rica de energias e potencialidades, diz ainda o Papa, a Igreja tem um contributo a dar. A sua tarefa e missão consiste em anunciar o Evangelho e sair ao encontro das feridas do homem, levando-lhe a presença de Jesus e a sua misericórdia.

Um gesto pela paz

O Prémio Carlos Magno foi estabelecido em 1949, após a II Guerra Mundial. A distinção, considerada como uma das mais importantes na Europa, tinha sido outorgada ao Papa João Paulo II, em 2004. A Santa Sé explica que o Papa aceitou a distinção a título “totalmente excepcional”, como gesto simbólico para que “a Europa trabalhe pela paz”.

A cerimónia de entrega contou com a presença dos presidentes da Comissão, do Parlamento e do Conselho Europeus, respectivamente, Jean-Claude Juncker, Martin Schulz e Donald Tusk.

A distinção foi entregue a Francisco pelo presidente da Câmara de Aachen, na Alemanha, Marcel Philipp, e por Jurgen Linden, da Fundação Carlos Magno, na Sala Regia do Palácio Apostólico, no Vaticano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Aristides
    24 mai, 2016 Portugal 14:43
    Cara Alice. Não sei onde foi buscar a ideia que o Papa admite haver pobres, embora saibamos que sempre haverá, pelos menos em espírito.
  • Ze
    08 mai, 2016 Naoteinteressa 18:21
    Sonhas com uma europa... Islamica, nao é?
  • António Costa
    08 mai, 2016 Cacém 10:00
    Diálogo...significa respeito e troca de opiniões diferentes! A construção da Grande Mesquita de Paris, a seguir à I Grande Guerra, no Séc. XX não foi um sinal de respeito, de tolerância pelo que é diferente? Falta de diálogo, onde? Quantos portugueses foram para França, nos anos 60s do Séc. XX? A Europa com que o Papa sonha, sempre cá esteve! Só que essa Europa não tem culpa que existam emigrantes que eduquem os filhos em ideologias de Ódio. Ideologias, onde o Diálogo, a Liberdade e a Democracia sejam consideradas Blasfémias e Heresias.
  • fanã
    08 mai, 2016 aveiro 08:38
    Luther King também teve um sonho , acabou mal em 4 Abril 1968. Tudo isto para dizer que todos "sonhamos com o melhor" , mas que muitas das vezes acaba em pesadelo !!!!!
  • Malaquias
    07 mai, 2016 Terra prometida 22:12
    Acredito no sonho do Papa . Os pastores, que ele apascenta, a começar pelos pastores portugueses, estão adulterados. São meros empresários e vendilhões do templo, tal como os de outrora. De pastores? ! Salvo raros excepcionais, só têm o nome. Acredito que Deus venha a voltar a manifestar - se. A terra está sem sal, porque ele deixou - se apodrecer. Aos que acreditam neste Para e no Deus que ele represente, exorto - os a rezar , cantando: Vem, vem Senhor Deus vem... Um Santo Domingo.
  • alcide
    06 mai, 2016 setubal 16:07
    Não adianta chorar papa francisco adiantava apelar aos governos de todo o planeta para porem a riqueza global toda a circular...isso sim agora chorar...não é preciso chorar assim não vai resolver nada Eu própria quando tenho problemas na familia não choro...tento resolver...e às vezes até consigo. Mas se me puzer a chorar fica tudo na mesma.....não faz sentido? Meu deus!!!!!!!
  • alcide
    06 mai, 2016 setubal 15:58
    Mas porque é que até o papa admite que haja pobres? Nesta época, ainda mais o papa até ele admite haver pobres.....pelo menos o papa deveria dar incentivo para que não houvesse pobres e necessitados....todos deveriam poder viver com dignidade....sem ser preciso a politica de ajudar os coitadinhos....a riqueza global todos sabemos que chega para todos....mas também sabemos só alguns têm a maior quinhão da riquesa global....e o papa vem falar em ajuda? Ajuda sim mas para que a riqueza que pertence a todos possa chegar a todos...assim não haveria coitadinhos e caridadesinha de alguns na maioria das vezes só para ficarem bem vistos perante a sociedade...... ...
  • Rosa A. Cerqueira
    06 mai, 2016 PORTO 14:43
    Grande sonho que muito me alegra! Que Deus o faça realidade e que todos com Ele colaboremos. A voz do Papa é a voz de Deus. Bem haja.

Destaques V+