Tempo
|
A+ / A-

Espanha regista primeiro caso de microcefalia relacionada com o Zika

06 mai, 2016 - 10:38

Este surto começou no início de 2015 no Brasil, onde 1,5 milhões de infecções foram registadas.

A+ / A-

As autoridades de saúde espanholas detectaram o primeiro caso conhecido de microcefalia no feto de uma mulher grávida infectada com o vírus Zika.

"Uma mulher grávida estava infectada com Zika e dengue e o feto mostrava várias malformações", disse, em comunicado, a autoridade para a saúde da região da Catalunha.

Este é o primeiro caso de microcefalia relacionada com o Zika em Espanha.

Um total de 105 pessoas foi infectada pelo vírus em Espanha, transmitido por mosquitos, de acordo com estatísticas oficiais de 3 de maio.

Segundo autoridades espanholas, todos os casos de infecção - incluindo 13 grávidas - são "casos importados", detectados em pessoas que "ou são ou estiveram em países afectados" da América Latina.

Este surto de Zika começou no início de 2015 no Brasil, onde 1,5 milhões de infecções foram registadas. Desde então, a epidemia espalhou-se para vários outros países no continente americano.

Cientistas acreditam que o vírus pode ser responsável pelo aumento do número de bebés que nascem com microcefalia, uma malformação em que as crianças nascem com cabeças demasiado pequenas e, por vezes, com danos cerebrais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+