Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Portugueses “vão ter de partilhar Presidente” com Moçambique

06 mai, 2016 - 08:22 • Paula Caeiro Varela , enviada especial a Maputo

Elogios ao pai Baltazar e ao filho Marcelo Rebelo de Sousa numa visita que termina esta sexta-feira, dia em que o Presidente tem encontros com a Frelimo e com o Movimento Democrático Moçambicano.

A+ / A-
O pezinho de dança de Marcelo em Moçambique
O pezinho de dança de Marcelo em Moçambique

Um discurso improvável numa noite dedicada à cultura moçambicana. Dilon Djindji, o rei da marrabenta, musica e dança típica de Moçambique, recordou o dia em que tocou o hino nacional português para outro Presidente de visita a este país: Óscar Carmona em 1939.

“Toquei esta música aqui, em 1939, ainda está na minha cabeça”, lembrou o músico com mais de 70 anos de carreira e ainda mais de vida.

Dilon Djindji foi um dos agraciados com a Ordem de Mérito numa noite dedicada à cultura moçambicana. E fez questão de lembrar também o pai do Presidente português. “Todo o povo o lembra sempre. Era aproximado, gostava de conversar com pessoas”, recordou.

O rei da marrabenta estava a falar do pai, Baltazar, antigo governador de Moçambique, mas podia ser do filho, Marcelo Rebelo de Sousa, que está de visita à segunda pátria e que vai, assim, misturando política e afectos na agenda desta visita.

Esta sexta-feira recebe a Frelimo e o MDM - Movimento Democrático Moçambicano em mais dois encontros com partidos moçambicanos. Encontros que eram "a agenda escondida" que, entretanto, se tornou publica estes dias, para avaliar a situação económica e política de Moçambique ameaçado de novo pela crise e pela instabilidade política.

Esta quinta-feira, já esteve reunido com a líder parlamentar da Renamo e até Ivone Soares, que levava para o encontro o pesado dossiê da situação politica e económica, saiu com estas palavras: “Estávamos a falar praticamente com um filho de Moçambique também. Os portugueses vão ter de partilhar connosco o Presidente porque as relações que tem com Moçambique não são de hoje, são de longa data.”

Recta final da visita

O programa do último dia de Marcelo Rebelo de Sousa em Maputo inclui uma cerimónia nos Paços do Município, na qual será entregue ao Presidente da República a chave da cidade, um almoço na Embaixada de Portugal com personalidades moçambicanas das áreas política, social e religiosa e visitas ao mercado municipal, à Escola São Francisco de Assis e ao Instituto do Coração.

Esta visita de Estado termina com um encontro com a comunidade portuguesa e um jantar oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa em honra do Presidente da República de Moçambique, no hotel Polana.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Maputo na terça-feira e regressa a Lisboa no sábado de manhã, viajando em voos comerciais e com uma comitiva que não integra ministros, deputados ou empresários, mas apenas os secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, assessores e seguranças.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria leal
    08 mai, 2016 albufeirarafas 23:17
    Onde esta o Pais chamado Portugal que esta na miséria??? País esse onde estão sempre esgotadas as entrafas para concertos e jogos de desportivos.??? Não falando nos melhores Restaurantes é necessário marcação com horas de antecipação???
  • rosinda
    06 mai, 2016 palmela 14:21
    Nunca tinha ouvido falar nesta danca ! Com um presidente da republica interessado assim em dancas que ninguem conhece portugal ma rabenta messmo!
  • rosinda
    06 mai, 2016 palmela 12:00
    Nao ha dinheiro para ajudar o ensino particular e cooperativo mas depois ha dinheiro para o presidente da republica se enfiar num aviao ate mocambique para aprender a dancar marrabenta!
  • luiza
    06 mai, 2016 evora 11:17
    Eu tenho orgulho que seja o meu Presidente da Republica. Antes para mim era indiferente, mal se ouvia falar no Presidente da Republica.... Para mim, o Presidente Marcelo é uma pessoa genuína, e autentica, etem Carisma.. Ele é assim porque assim o É. Por isso agrada a tantos, e a outros nao tanto porque não são, mas gostariam de sê-lo. .. Espero que não mude, só porque alguns o digam para o fazer. Admiro o seu à vontade, o seu humor. Normalmente as pessoas de bom humor são um pouco rotuladas de nao se levar a sério, até um pouco "ignorantes". Aqui ele mostra que são compatíveis a inteligência, com tudo. Prof. Marcelo se pudesse dizer alguma coisa alguma vez diria: Nâo Mude. Ou se mudar que seja para ser ainda Melhor. Gostava muito que os Portugueses nao fossem tao criticos. Critica-se por tudo e por Nada. Para mim e para a grande maioria das mulheres. Um conselho para os homens. Não nos interessa um homem bonito, seja ele gordo ou magro, alto ou baixo, não nos interessa a raça. A maior qualidade que um homem pode ter é ter sentido de Humor e simpatia e humildade. O pior é mesmo ter mau humor, sempre a criticar este e aquele e pensar que ainda, é o Maior. Isto afasta qualquer mulher por mais lindo e maravilhoso que a aparência possa parecer....
  • José Saraiva
    06 mai, 2016 Viseu 10:41
    INFELIZMENTE o povo português sofre de muito ANALFABETISMO e IGNORÂNCIA CRÓNICA...e por isso assistimos diariamente comentários "pobres " e próprios de gente inculta ....O presidente de faça um bom papel em Moçambique e que não fique só pelas palavras, VIVA MOÇAMBIQUE! VIVA PORTUGAL! VIVA A LUSOFONIA! ...
  • A. Moura
    06 mai, 2016 Lx 10:06
    A Ivone Soares tem bom aspecto! Melhor que o do líder do seu partido!
  • António Sousa
    06 mai, 2016 Lisboa 09:48
    Recordar as coisas boas do passado não fazem mal a ninguém.
  • 06 mai, 2016 LISBOA 09:12
    POR MIM PODE LÁ FICAR!!!...... SÓ PEÇO A QUE NÃO TRAGA MAIS PARA CÁ PARA SUSTENTARMOS COM OS NOSSOS IMPOSTOS E QUE SE DEIXE DE IMPROVISAR E NÃO SE PONHA PARA LÁ A OFERECER A JUDA FINANCEIRA E SE ESQUEÇA QUE É PRESIDENTE DE UM PAÍS COM 2 MILHÕES DE POBRES, É PRESIDENTE DE UM PAÍS ONDE HÁ CRIANÇAS COM FOME, É PRESIDENTE DE UM PAÍS COM MAIS DE MEIO MILHÃO DE DESMPREGADOS, ETC., ETC. É QUE A ALEGRIA DELE CONTRASTA COM A ENORME TRISTEZA EM SILÊNCIO DE QUEM VIVE EM PORTUGAL O DRAMA DO DESEMPREGO!!

Destaques V+