Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Simulador do IRS. Erros resolveram-se a 1 de Abril e afectaram apenas contribuintes casados

06 mai, 2016 - 07:15

Algumas pessoas podem ter direito a receber mais dinheiro, mas outros podem ser chamados a devolver parte do reembolso. Em todo o caso, será dada oportunidade de entregar nova declaração sem penalizações.

A+ / A-

O Ministério das Finanças garante que os erros nas devoluções de IRS só afectaram os contribuintes casados que fizeram a simulação no portal no dia um de Abril, o primeiro do período de entrega da declaração de IRS.

O erro foi prontamente detectado e corrigido, garante o gabinete de Mário Centeno.

Durante algumas horas nesse dia, o simulador do Fisco calculou o reembolso de forma errada, para mais ou para menos, o que deu origem às queixas conhecidas de contribuintes que foram surpreendidos com reembolsos muito superiores ou inferiores aos montantes da simulação.

Alguns contribuintes podem ter direito a receber ainda mais dinheiro, mas outros poderão ser chamados a devolver parte do reembolso. Em todo o caso, será dada oportunidade de entregar nova declaração de IRS sem penalizações.

Até agora, o Ministério das Finanças processou cerca de 267 mil reembolsos, num valor total de cerca de 250 milhões de euros. O reembolso médio foi de 963 euros.

A Autoridade Tributária ainda está a avaliar quantos contribuintes foram afectados por esta falha.

Durante o mês de Abril decorreu a entrega das declarações de rendimentos das categorias A (trabalho dependente) e H (pensões) e, ao longo do mês de Maio, está em curso a entrega das declarações relativas aos restantes rendimentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno Salgueiro
    06 mai, 2016 Mafra 12:03
    Portal das Finanças em baixo

Destaques V+